A mobilização dos entregadores de aplicativo no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, entre outros países, motivou o lançamento da Rede Transnacional de Trabalhadores (RTT), uma organização internacional para defender os direitos dos trabalhadores e motoristas de app e táxi.
A iniciativa, que reúne organizações de EUA, Espanha, França e Reino Unido, busca organizar e conectar mais sindicatos e trabalhadores deste tipo de empresas ou setores afetados pela surto, dos gigantes da tecnologia e pelos processos de desregulamentação que permitem o crescimento representativo de empresas transnacionais. A plataforma, lançada na Conferência Global de Trabalhadores Digitais, também inclui o RidersxDerechos, um grupo organizado de distribuidores de empresas como Glovo ou Deliveroo, Collectif des Livreurs Autônomos de Paris (CLAP), Mobile Workers Alliance (MWA) ou a União Internacional dos Empregados em Serviços da América do Norte (SEIU), que tem mais de 90.000 membros e defende os direitos trabalhistas de motoristas e motociclistas nos Estados Unidos e no Canadá.
“Esses aplicativos disruptivos entram em um país e tentam alterar as leis estabelecidas para impor seu modelo de negócios. Um modelo baseado na precariedade do Estado e no esvaziamento dos cofres do Estado com base no não pagamento de impostos ”, explicou Tito Álvarez, porta-voz e coordenador do Taxi Project 2.0, uma das organizações que promoveu essa união global do Estado espanhol ao jornal El Salto.
Conforme explicado pelos participantes da conferência, eles pretendem que esse sindicato de trabalhadores possa se organizar de maneira conjunta para definir uma estratégia de ação e preparar propostas para a estruturação dos direitos trabalhistas. Em resumo, de acordo com Sonia Abellán, membro da organização, o objetivo é que as pessoas afetadas por essas práticas “possam ter uma ferramenta para defender seus direitos” e “enfrentar essas grandes empresas na economia Gig através de um plataforma coesa e com a mesma estratégia ”.
“Fomos apresentados a esse modelo como algo inovador, mas não é, porque as formas de insegurança no emprego não são um conflito novo ou algo inovador, embora usem a inovação como principal argumento para que seus distribuidores sejam falsos autônomos”, lamentou, durante o conferência, Núria Soto, da RidersXDerechos.
Organização por WhatsApp e preparativos para mobilização
Organizados em vários grupos, os trabalhadores preparam o bloqueio de entregas para fazer com que suas demandas por melhorias salariais sejam sentidas fortemente.
A pandemia aumentou a demanda por entrega de comida, mas não refletiu maior renda para os fornecedores. O Rappi da Colômbia, por exemplo, já registrou um aumento de 30% na América Latina.
Por outro lado, 59% dos entregadores no Brasil dizem que começaram a ganhar menos através de plataformas em comparação ao período anterior à Covid, de acordo com um estudo recente de pesquisadores da Unicamp, Unifesp, UFJF, UFPR e MPT que fazem parte do Remir (Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista).
Fonte: Mídia Ninja