Na luta contra privatização da Cemig e fechamento de localidades

O Sindieletro está intensificando a luta contra as propostas de privatização da Cemig e o fechamento das localidades da empresa, anunciadas pela gestão Zema.

Na manhã desta quinta-feira (7), o coordenador do Sindicato na Regional Leste, Lucimar Freitas, acompanhado pelo diretor Wagno Lúcio Berto, estiveram na Câmara Municipal de Conselheiro Pena para debater os prejuízos que seriam causados à economia da cidade e aos consumidores de energia, caso a localidade do município seja fechada.

A proposta da Cemig é de extinguir a localidade de Conselheiro Pena e transferir os trabalhadores para Governador Valadares. “Além das agências, é fundamental a disponibilidade de equipes próprias nas localidades dos municípios, onde eletricistas da Cemig possam realizar atendimentos emergenciais à população”, explica o coordenador Geral do Sindieletro, Jefferson Silva.

“Com o fechamento das localidades, algumas cidades perderão em atendimento, já que as equipes terão que se deslocar por distâncias muito maiores para resolver situações emergenciais”, alerta. “Estamos construindo agendas com as prefeituras e câmaras municipais para pressionar a empresa a rever a sua decisão”, completa Jefferson.

Pauta também na Assembleia

Desde o início da semana, diretores do Sindieletro percorrem os gabinetes dos deputados estaduais na ALMG em busca de apoio à luta contra a privatização da Cemig. Durante as atividades, estamos expondo e cobrando uma atuação firme dos parlamentares contra o fechamento das localidades.

A direção do Sindieletro também está presente no Seminário Organização e Planejamento 2019, realizado pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), em Curitiba (PR). O objetivo do evento é discutir e formular estratégia de luta contra a onda de privatização que ameaça o setor elétrico brasileiro.