No momento em que o mundo cobra respeito e igualdade de direitos entre homens e mulheres, o boletim da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) publicado pela Gerência de Manutenção de Ativos de Transmissão Triângulo (MT/TA), de junho de 2016, causou espanto e indignação.
Ao lado da frase “Somos a Cemig, a sua, a nossa energia”, na seção “Ria se Puder”, é apresentada, totalmente fora de contexto, a seguinte piada ¬ sexista e discriminatória: “Conversa de casados: Querido, o que você prefere? Uma mulher bonita ou uma mulher inteligente? Nem uma, nem outra. Você sabe que eu só gosto de você”.
As psicólogas do trabalho do Sindieletro, Laís Di Bella e Julie Amaral, consideram que a publicação revela uma depreciação da mulher, sugerindo que essa deve se enquadrar nos padrões de desejo masculino. Ou, ainda, que a mulher bonita e inteligente é incompatível com a mulher-esposa.
O Sindieletro questiona se essa piada seria publicada caso o alvo da depreciação fosse o homem. Para o Sindicato, é inaceitável a conivência da maior estatal de Minas Gerais com uma postura machista, principalmente em um momento em que os direitos das mulheres estão sendo colocados em xeque no atual cenário político. Então, de fato não há do que se rir. É para se indignar!