Ministério Público move ação contra demissões na Cemig S

Os eletricitários da Cemig Serviços conseguiram um importante aliado. O Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou uma Ação Civil Pública no Tribunal Regional do Trabalho contra as demissões. A primeira audiência foi marcada para o dia 5 de julho, às 8 horas, na 29ª Vara do Trabalho.

Na ação, o MPT pede que a Justiça do Trabalho declare a nulidade das demissões já realizadas, a suspensão do Programa de Desligamento Incentivado e proíba a Cemig de coagir os eletricitários para aderir ao PDI.

A mobilização da categoria e a atuação do Sindieletro contra a decisão da Cemig de exterminar a subsidiária levaram a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a realizar uma audiência pública em maio para debater a situação dos trabalhadores. Na ocasião os eletricitários denunciaram aos parlamentares a pressão da empresa para que eles aderissem ao PDI e a transferência dos serviços para empresas terceirizadas.