Metrô de Belo Horizonte leiloado, presente de Natal para empresários

Depois de muita luta e de greves longas, o Metrô de Belo Horizonte foi entregue hoje, 22 de dezembro, por meio de um leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, pela bagatela de R$25.755.111. A doação de uma empresa avaliada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de mais de 900 milhões é umas das maiores vergonhas do Brasil.

O Metrô será gerido por empresários do transporte coletivo rodoviário. Portanto, as maravilhas prometidas com a privatização podem não passar de uma grande ilusão, basta ver como operam o transporte coletivo de passageiro nas grandes cidades. Ônibus lotados, verdadeiras sucatas, atrasos, acidentes, passagens caras, pontos lotados, trânsito um caos... Agora anexaram o metrô.

Quem ficou com o Metrô foi o Consorte Participações S.A e será responsável pelo serviço durante 30 anos. Para fazer melhorias os novos patrões privados vão receber de imediato R$ 3,2 bilhões de recursos públicos: da União virão R$ 2,8 bilhões, enquanto o Estado de Minas Gerais vai aportar R$ 440 milhões com o dinheiro acordado com a Vale para reparação aos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Só dinheiro público levado para mãos de empresários, política do governo de Romeu Zema, Partido Novo. O dinheiro da Vale como se vê não será usado para reparar os danos ambientais e econômicos, mas repassados a empresários ensandecidos por lucros.

O Metrô de Belo Horizonte opera há mais de 30 anos com poucos investimentos, seu funcionamento é garantido com segurança por funcionários concursados, dedicados e competentes, que fazem de tudo para termos um eficiente meio de transporte, quando passar às mãos da iniciativa privada, vão fazer o que bem entenderam. Este dinheiro que sai do estado e da União poderia muito bem ser investido em melhorias e expansão do metrô, mas não, eles precisam favorecer seus amiguinhos empresários, afinal de contas foi para isso que Zema gastou milhões para se tornar o governador.

É muito triste para os metroviários e metroviárias este dia, porque eles se prepararam, investiram em cursos para entrar na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e, verem hoje, em um lance, tudo sendo jogado nas mãos de inescrupulosos capitalistas. O atual governo e o que assumirá tem as mãos sujas por esta transação. Diz muito que Romeu Zema tenha ido à São Paulo hoje e discursado agradecendo ao vice-presidente eleito por ter liberado a privatização.

A greve está suspensa e os metroviários voltarão às zero hora ao trabalho, mas a luta vai continuar porque os empresários que vão assumir também têm muito a explicar, podendo inclusive ficar incapacitados de assumir a empresa que ganharam de Natal. A partir do dia primeiro de janeiro a diretoria do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro/MG) vai se reunir e discutir os próximos passos.

Há de se observar ainda que a Justiça bloqueou todos os bens do Sindicato, inclusive o dinheiro com o qual tem que pagar contas de luz, água, telefone, internet e principalmente seus funcionários. A categoria está unida e a luta vai continuar.

Fonte: Sindimetro/MG