O Sindieletro recebeu, no final de 2019, denúncias de que eletricistas novatos lotados no Anel Rodoviário, incluindo os que foram transferidos do São Gabriel, estão sendo obrigados a cumprir sete tarefas por dia. A exigência teria partido da supervisão, e isso nada mais é que a imposição de metas. As denúncias indicam que até trabalhadores ainda em treinamento estão sendo exigidos.
Os mais experientes não aceitam essa arbitrariedade, justamente por saberem dos potenciais riscos e do direito de falarem não. Já os novatos, muitos em estágio probatório, não se sentem à vontade para recusar, visto que podem ser perseguidos e prejudicados.
As atividades dos eletricistas, em essência, são perigosas e tornam-se ainda mais arriscadas se desempenhadas com pressa. A especificidade da profissão não prevê prazo para o término dos serviços, que varia. Há dias nos quais as equipes realizam até 14 tarefas, mas há jornadas onde o serviço é tão complexo que o trabalhador só consegue realizar de três a quatro demandas.
Além disso, antes de iniciar qualquer tarefa, as equipes precisam conferir o trajeto e os equipamentos. Só depois de se certificarem que estarão seguros, iniciarão o trabalho.
Cemig responde
A gerência de Relações Trabalhistas e Internas DPR/RT respondeu ao Sindieletro, afirmando que a produtividade na empresa é cobrada das equipes sempre seguindo as normas de segurança. “Nenhuma atividade é realizada sem segurança”, afirmou o gerente da DPR/RT, Brunno Viana.
Não é o que apuramos. Por isso, nossa sugestão para os chefes que ficam em salas fechadas com ar condicionado e não acompanham o trabalho dos eletricistas, é: vá para as ruas com as equipes, sob sol e chuva, para fiscalizar. Cobre e fiscalize, também das supervisões, o cumprimento das orientações da Cemig. Ou seja: que nenhuma atividade seja realizada sem segurança!
O Sindieletro orienta os trabalhadores a não aceitarem pressão para o cumprimento de metas. A vida vale mais! Quando a chefia exigir metas que impõem insegurança, denuncie ao Sindicato. As denúncias podem ser anônimas.