Meias verdades e muitas mentiras!

A Cemig foi obrigada a cumprir a liminar sob pena de responsabilização penal. Esclarecimento sobre circular manipuladora da gestão Zema na Cemig divulgada na segunda-feira (11). Cemig se viu obrigada a pagar ticket e benefícios por decisão judicial, porém tenta dar calote no ticket de novembro.

Na última quinta-feira (7), o Tribunal Regional do Trabalho deu 24h para a Cemig justificar o descumprimento da liminar anterior emitida pelo órgão, segundo a qual a empresa não poderia executar acordo de outros sindicatos para a base territorial do Sindieletro. Apenas por este motivo a Cemig foi à Justiça – não por vontade própria nem por interesse em resolver a situação caótica imposta aos eletricitários.

Na segunda-feira (11), a gestão divulgou comunicado tendencioso para a categoria, afirmando que irá pagar o ticket e outros benefícios, e que o pagamento não havia sido efetuado antes por conta de movimentações do Sindicato.

Ora, é necessário esclarecer que a gestão da Cemig descumpriu a Constituição e tentou agir ilegalmente, não nós! Ao citar a vedação da aplicação da norma coletiva para trabalhadores fora da base territorial do Sindieletro, a Cemig não cita uma manobra do Sindicato, cita a lei! Esta pode ser encontrada no artigo 8º, inciso II, da Constituição Federal.

Não adianta tentar deturpar o que aconteceu

A decisão da gestão da Cemig de não pagar o ticket para os trabalhadores da base do Sindieletro foi clara retaliação e chantagem! A mudança de postura, agora, veio por ordem judicial.

É importante saber que o Sindieletro entrou com pedido de prisão do dirigente responsável pela Cemig caso as liminares não sejam cumpridas, e o desembargador César Pereira da Silva Machado Junior advertiu a gestão da Cemig sobre a possibilidade de responsabilização penal de seus dirigentes.

Vale lembrar que apesar de muito preocupada com “o impacto na renda mensal dos trabalhadores”, a gestão Zema na Cemig não vai repor o ticket de novembro e tenta dar o calote nos trabalhadores da base. É crucial continuarmos a mobilização, pois apenas por meio desta união poderemos garantir nossos direitos frente a uma gestão vil e manipuladora.

No seu comunicado, a empresa afirma que o pagamento do ticket de janeiro é excepcional e que outros direitos conquistados no Acordo Coletivo serão cortados.

Dia 13, próxima quarta-feira, é greve por nosso ACT 2023. É greve por respeito aos eletricitários e eletricitárias!

Cemig: esse “trem” é nosso!