Manifestantes desocupam Câmara dos Vereadores

Após oito dias de ocupação, cerca de 300 manifestantes deixaram no último domingo (7) a Câmara Municipal de Belo Horizonte. Segundo Matheus Cherem, integrante da Assembleia Popular Horizontal, o grupo entrou em um consenso e decidiu que era hora para desfazer a ocupação.

"Naquele momento, a ocupação tinha atingido sem potencial máximo. Apesar não ter sido marcado por uma grande vitória, já que várias das nossas pautas foram rejeitadas, a redução da passagem já foi um passo importante e o reconhecimento da sociedade a respeito da nossa luta também", afirmou.

A ocupação aconteceu por volta das 16 horas e, à noite, os manifestantes se reuniram em um evento nomeado como "A Ocupação" debaixo do Viaduto Santa Tereza, no Centro da capital mineira. "Foi quase um festival com pequenas grandes atrações, vários palcos e várias propostas para celebrar o que já conquistamos", explicou Matheus Cherem.

A Polícia Militar (PM) acompanhou a manifestação, mas recuou aos gritos de ordem dos milhares de jovens que ocupavam o local. "Só houve um princípio de confronto quando a PM tentou prender um rapaz que estava fazendo stêncil, mas o pessoal não deixou. A polícia então foi voltando e, no meio da confusão, o rapaz acabou sumindo", afirmou.

Os integrantes da Assembleia Horizontal Popular devem participar na próxima quinta-feira (11) do grande ato organizado pelas centrais sindicais em Belo Horizonte e uma nova assembleia será realizada no sábado (13), também sob o Viaduto Santa Tereza.

Ainda segundo Matheus, uma agenda de reuniões está sendo negociada com o governador Antonio Anastasia. Já com o prefeito Marcio Lacerda, os manifestantes aguardam a redução da passagem de ônibus que passará vigorar a partir de quarta-feira (10). A partir de então, os jovens vão cobrar do prefeito uma agenda de discussão com os movimentos sociais