Mais uma multinacional deixa o Brasil: Sony confirma fim das atividades e fechamento de fábrica



Mais uma multinacional deixa o Brasil: Sony confirma fim das atividades e fechamento de fábrica

A Sony Brasil confirmou que deixará de vender TVs, câmeras e produtos de áudio já no fim de março de 2021. A nota, divulgada nas redes sociais na segunda-feira (1), afirma que quem adquiriu produtos da marca como o fone de ouvido Bluetooth WH-1000XM4 e a caixa de som XB41, entre outros, continuará com o suporte no país. Vale lembrar que a saída da empresa do país foi anunciada em setembro de 2020, mas, até então, a companhia não havia dado uma data certa para isso acontecer.

Entre os segmentos que permanecem no país, está o de consoles, com as vendas dos Playstation 5 (PS5) e Playstation 4 (PS4) acontecendo normalmente.

A fábrica em Manaus também será fechada, o que significa o fim de mais de 40 anos de história da produção de eletrônicos da gigante japonesa no Brasil.

Em setembro passado, a Sony afirmou que os preços dos consoles não devem subir por conta da saída da empresa do Brasil. Segundo as informações divulgadas, como a fabricação dos produtos Playstation já não acontece em território nacional há algum tempo, o valor não deve ser alterado com a nova decisão.

Quanto aos funcionários das fábricas, a Sony afirmou que está tomando todas as medidas necessárias e garante o pagamento dos direitos trabalhistas, além de prestar todo o apoio necessário.

A saída da empresa já era um movimento previsto desde o fim da venda dos smartphones Xperia em abril de 2019. Com os prejuízos registrados na área de eletrônicos, o objetivo é reduzir os custos e aumentar a margem de lucro em mercados em que a empresa se sai melhor, como os consoles.

Fonte: Pragmatismo Político

item-0
item-1
item-2
item-3