Mais uma frente de luta contra a privatização da Cemig: audiência pública em Uberlândia

É esperado que o governador Romeu Zema apresente, em abril, um ‘pacotaço’ na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visando a renegociação da dívida de Minas com a União. Entre as medidas que deverão ser propostas estão a proibição de concessão de subsídios fiscais, congelamento de salários, proibição de contratação de novos servidores e a venda de estatais como a Cemig.

Essa é a forma como um governo pouco criativo e que não tem nada de novo escolheu para tentar reerguer o Estado: punindo a população e os trabalhadores mineiros e entregando o nosso patrimônio público em troca de uma contrapartida absurda do Governo Federal: a suspensão dos pagamentos da dívida de Minas por dois ou três anos, mas permanecendo a incidência de juros e correções monetárias sobre os débitos.

O Sindicato dos Eletricitários e Eletricitárias de Minas Gerais (Sindieletro-MG) não vai  assistir essa destruição e abandono do projeto de desenvolvimento do Estado de camarote.

Estamos nas ruas desde o primeiro dia do governo Zema alertando que vender Cemig é um péssimo negócio para os consumidores e para o Estado, que perderia uma empresa eficiente, lucrativa e que há mais de 60 anos contribui para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

No caso da Cemig, a privatização também ameaça a qualidade do serviço e compromete a confiabilidade do sistema elétrico. Dados do Dieese apontam que as privatizações também incorrem em aumento das tarifas para o consumidor.

Além disso, a gestão e o monitoramento dos rios e das barragens de 86 usinas hidrelétricas, hoje administradas pela estatal, poderiam acabar nas mãos de grupos privados que, assim como a Vale, buscam apenas o lucro.

O assunto é tão sério que a Emenda à Constituição Estadual nº 50, aprovada por unanimidade em 2001, determina que a eventual venda de empresas públicas mineiras e de suas subsidiárias exige aprovação em referendo popular e lei específica com aprovação de pelo menos 3/5 dos deputados da ALMG.

Audiência Pública

O Sindieletro, através do vereador Silésio Miranda (PT), conseguiu que a Câmara Municipal de Uberlândia realize uma audiência pública para debater sobre a Privatização da Cemig.

Neste momento de grave ameaça ao patrimônio público, é imprescindível que cada cidadão e liderança se posicione publicamente para impedir a venda da estatal estratégica e para defender a energia como questão de soberania. O coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva, participará da mesa de debate. Apresentará dados sobre a importância da Cemig para os trabalhadores e a população em geral, e avaliará sobre os impactos da venda da estatal para o desenvolvimento de Minas.

A audiência ocorre na Câmara Municipal de Uberlândia - Neste 9 de abril de 2019, quarta-feira, às 19 horas

Av. João Naves de Ávila, 1617 - Santa Mônica, Uberlândia – MG CEP:38408-100