Mais resiliência e luta neste 2024

As conquistas da classe trabalhadora nunca vieram de maneira fácil. Sempre foi fruto de muita luta, resistência e embate. Ao longo dos anos, a categoria eletricitária deu diversas demonstrações de superação, mostrando ter força para sair de situações adversas até mesmo nos momentos mais críticos. Temos, inclusive, exemplos de resiliência diante dos governos mais autoritários que já existiram no Brasil.

Em 2024, a perspectiva é de retomada do crescimento econômico. Segundo boletim do Dieese, “o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2024, projeta-se, para o próximo ano, aumento real acima de 5% para a receita líquida total; e para 2025 e 2026, de 3,6% e 3,4%, respectivamente. Os resultados, porém, dependem muito do crescimento da economia, da redução das desonerações e da reforma tributária. O compromisso de déficit zero é difícil de ser atingido, embora essa meta ainda não tenha sido abandonada pelo governo”.

“Os dados mostram que os setores organizados tiveram a capacidade de melhorar as condições salariais em 2023. E essa tendência positiva deve se manter em 2024, principalmente porque a política do salário mínimo vai puxar para cima os pisos negociados pelas categorias profissionais. Ademais, o ambiente democrático possibilita que se avance em cláusulas que objetivam melhoria das condições de trabalho e de igualdade de gênero e raça”, conclui o boletim de conjuntura do Dieese, publicado no final de 2023.

Por mais que o cenário mineiro seja de alerta em relação ao governador Romeu Zema, é importante lembrar que a pressão dos sindicatos, movimentos sociais e parlamentares aliados derrotou o projeto do Regime de Recuperação Fiscal em 2023. Logo, Zema tem fragilidade na busca por projetos mais ousados, como a privatização das estatais. Precisamos nos manter firmes no propósito de defesa do patrimônio mineiro e dos direitos dos trabalhadores!

Nossa luta segue por melhores condições de trabalho, defendendo a categoria eletricitária e garantindo vida, dignidade e trabalho para cada um e cada uma. Sem adoecimentos, sem mortes, sem perseguição! Pela Cemig pública e por acordos justos, que levem em conta a importância da classe trabalhadora para a construção desta grande empresa.

Cemig: esse “trem” é nosso!