Mais precatórios são liberados: orientações do Jurídico para não cair em golpe

Há caso de golpistas que usam dados de advogados para roubar das pessoas que conquistaram direitos indenizatórios em ações judiciais. Muito cuidado!

O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou R$ 23,2 bilhões para pagar os precatórios do governo federal expedidos até abril de 2022 para pagamento em 2023. Têm direito pessoas que entraram com ações contra a União e obtiveram sentenças em definitivo. A maioria dos precatórios serão pagos a aposentados que abriram processo contra o INSS.
Lembrando: precatórios são dívidas judiciais acima de 60 salários mínimos devidos judicialmente pela União.

Alerta do Sindieletro para golpes

O Departamento Jurídico do Sindieletro, mais uma vez, alerta sobre possíveis golpes contra trabalhadores ativos e aposentados que têm direito a receber precatórios ou outras indenizações judiciais que não são devidas pela União.

Segundo o Departamento, muitos golpistas usam nomes e dados de advogados (até mesmo com fotos) para aplicar golpes em canais virtuais, como e-mail, telefone e WhatsApp, entre outros .

O assessor jurídico do Sindieletro, Flávio Roesberg, destaca que, se o eletricitário ativo ou aposentado receber alguma mensagem solicitando dinheiro para liberar os valores devidos a título de precatórios, é para ignorar e denunciar ao Sindicato. O Sindieletro jamais pede dinheiro para liberar valores de indenizações judiciais.

Os precatórios liberados foram expedidos para ações judiciais com valores já definidos até abril deste ano e podem ser requeridos na agência bancária indicada pela Justiça, a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.