Luta pela nossa PLR! Participe das setoriais e do nosso abaixo-assinado

Diálogo com a base resultou na proposta dos trabalhadores de intensificar a luta e lançar um abaixo-assinado para pressionar a gestão da Cemig a pagar a nossa PLR 2022
O Sindieletro está construindo um cronograma para realizar, em breve e em todo o Estado, reuniões setoriais para dialogarmos sobre a nossa luta pelo pagamento da PLR 2022 ao conjunto da categoria eletricitária Cemig.

Lançaremos nas setoriais um abaixo-assinado repudiando veementemente a atitude dos gestores por promover o não pagamento da PLR para o conjunto dos empregados das bases representadas pelo Sindieletro, Sintec e Sindicato de Juiz de Fora. A iniciativa do abaixo-assinado foi proposta por trabalhadores.

Não bastasse esse desrespeito da gestão da Cemig, houve prática antissindical com o pagamento irregular da PLR a trabalhadores da nossa base territorial que estão filiados a sindicatos de outras bases. Assim, em uma mesma equipe, onde todos exercem as mesmas funções, uns receberam e outros não, causando discriminação, constrangimento e revolta pela conduta ilegal e injusta.

Os trabalhadores que recebem os menores salários são os que fazem os trabalhos que envolvem os maiores riscos ocupacionais na empresa. E foi a maioria deles que não receberam.
A gestão Zema na Cemig, sabendo que o Sindieletro é um fronte de resistência para os seus objetivos nefastos, age de todas as formas para enfraquecer o Sindicato, como utilizar de práticas antissindicais e desrespeitar a legislação da PLR. Lembrando: a proposta da empresa foi acatada dentro do prazo legal.

Com evidente revanchismo aos sindicatos que não concordaram com a imposição da empresa, a gestão tenta afetar a sua representatividade e causa prejuízo aos trabalhadores. Tais práticas prejudicam não só os trabalhadores, como também as suas famílias. Os eletricitários e eletricitárias que não receberam precisam da PLR para o sustento da família. Sem eles, a empresa não atingiria os resultados alcançados.

Essa atitude maléfica da Cemig aumenta a desigualdade funcional e salarial dentro da própria empresa, onde os cargos de confiança, com salários mais altos, recebem PLR proporcional aos salários, resultando em maiores valores de PLR que os demais trabalhadores. É mais uma injustiça em um país extremamente desigual.

Participe das setoriais! Assine o abaixo-assinado!

Cemig: Esse “trem” é nosso!

Foto: uma das assembleias que aprovou a proposta da PLR 2022