Luta fortalecida: quarta foi de fechamento da Itambé



Luta fortalecida: quarta foi de fechamento da Itambé

A quarta-feira, 23, foi dia de luta! Eletricitários (as) bloquearam, desde a madrugada, as portarias da Cemig na Rua Itambé, bairro Floresta, Belo Horizonte, em protesto contra o descaso da gestão da empresa e do governo do Estado na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017.

O movimento seguiu pacífico e com bastante debate com os trabalhadores. A categoria exigiu do governador uma resposta imediata à contraproposta apresentada para o ACT, com respeito às reivindicações dos eletricitários e sem retirada de direitos!

Faça sol ou faça chuva, os trabalhadores não fogem à luta! Foi garantida uma reunião com o governador e o movimento continuou concentrado na portaria do prédio em vigília, até o início do encontro com Fernando Pimentel. É força total nesta semana que será decisiva para o nosso Acordo!

Confira o histórico

05h Diretores do Sindieletro chegam ao edifício Itambé. Fecham as portarias de entrada e aguardam os trabalhadores chegarem.

06h Os trabalhadores começam a chegar. A direção sindical começa o diálogo com eles, anuncia a mobilização, justifica que o Sindieletro assumiu os riscos, para fazer uma luta diferente, e mais forte. Os eletricitários apoiam a decisão do Sindieletro. A reivindicação é: reunião com o governador para discutir a nossa pauta.

10h55 A manifestação no prédio da Cemig na rua itambé segue com força total. Em assembleia, os trabalhadores, deliberaram que só entrarão para trabalhar às 14h30. No mesmo horário foi agendada uma reunião no Palácio da Liberdade, com representantes do Sindieletro, o secretário de governo, Odair Cunha e com o governador Fernando Pimentel.

12:53 Os eletricitários continuam concentrados na Itambé. A direção do Sindieletro aguarda a confirmação da reunião. Por uma questão de agenda do governador, o secretário Odair Cunha disse que Pimentel só pode se reunir a partir das 14:30. As portarias continuam fechadas.

15:00 Os trabalhadores continuam concentrados enquanto o Sindieletro participa de reunião com o governo do Estado. Enquanto espera, a categoria analisa o movimento. Após a reunião, os trabalhadores planejarão os próximos passos da campanha.

O coordenador geral do Sindieletro, Jefferson Silva, destaca que é fundamental que o governo estadual cumpra a sua palavra com os trabalhadores. "Esta semana é decisiva para fecharmos o nosso ACT, sem retirada de direitos, um ACT digno e justo", destaca Jefferson Silva.

Por intermediação da diretoria do Sindieletro, junto a deputados e o próprio secretário de Governo, Odair Cunha, o batalhão de Choque da PM não foi até a Itambé reprimir a mobilização. Havia um pedido nesse sentido da PM no local, mas entramos em cena rapidamente. "Trabalhador não é bandido, cobramos nossos direitos, o direito de não perder conquistas e o direito de nos manifestar", destacou o diretor do Sindieletro e secretário geral da CUT Minas, Jairo Nogueira Filho.

ai
f
ce
hb
item-0
item-1
item-2
item-3