Luta em defesa das estatais: o que o Sindieletro tem feito?

A greve de 24h das categorias dos serviços públicos e das estatais em 29 de agosto foi potente! Uma importante demonstração de forças contra as privatizações e contra o Regime de Recuperação Fiscal

A diretoria do Sindieletro parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras da Cemig pela participação na greve do dia 29 de agosto junto às categorias da Copasa, da educação e de outros setores do funcionalismo público. É por esse e outros motivos que nos orgulhamos de ser eletricitários e eletricitárias! A greve é um direito constitucional e deve ser exercida para defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

No ato político realizado em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), representantes dos sindicatos, movimentos sociais e mandatos parlamentares reforçaram a adesão e a unidade na mobilização contra o Regime de Recuperação Fiscal, fortalecendo a luta contra as privatizações e contra a retirada do referendo da Constituição Mineira. Nem a forte chuva impediu que a nossa passeata chegasse até a Praça 7, no Centro de Belo Horizonte.

Os próximos passos da luta contra as privatizações estão sendo construídos junto a organizações do movimento sindical, movimento social e popular e mandatos parlamentares que compõem o Comitê Fora, Zema, constituído no VII Encontro dos Comitês, Movimentos Oopulares e Sindicais realizado nos dias 29 e 30 de abril e 1° de maio.

Em reunião realizada no último dia 30 de agosto, realizamos um balanço da luta contra a retirada do referendo desde o momento em que o governo protocolou a PEC na ALMG. Apontamos, também, a organização das próximas ações de rua e redes que envolvem mobilização social e institucional para barrar a PEC deZema.

O que o Sindieletro já fez desde a protocolização da PEC de Zema

A PEC foi protocolada no dia 21 de agosto. No dia 22 de agosto, data da morte de Juscelino Kubitschek, entregamos a pauta de reivindicações da categoria eletricitáriana Cemig e na ALMG, anunciando a nossa luta em defesa do legado do idealizador da Cemig em ato simbólico realizado na Sede da empresa.

Além da greve de 24h, destacamos a audiência na Câmara Municipal de Monte Carmelo e a reunião com o deputado estadual da base do governo Raul Belém, ambas as ações articuladas pelo vereador e eletricitário Wilson Dornelas junto aos diretores do Sindieletro e trabalhadores da Cemig na Regional Triângulo. Nossa bandeira de luta também esteve presente no ato pelo fim da violência policial, na Praça 7, e no ato Fora, Bolsonaro e Fora,nZema, na ALMG. Na última sexta-feira (1º), realizamos panfletagem contra as privatizações nas estações do metrô de Eldorado, Central, Vilarinho e Lagoinha,além de dialogar com a população na Praça 7.

Nos dia 23 e 24 de setembro realizaremos o Encontro estadual de luta contra as privatizações. Nesse evento, haverá formação de militantes e organizaremos o nosso plebiscito popular, para dar voz ao povo e dizer aos parlamentares que não representarão seu eleitorado ao votarem pela retirada do referendo popular da Constituição Mineira. Outras atividades contra as privatizações irão ocorrer até o dia desse encontro.

É muito importante a participação de cada trabalhador e trabalhadora da Cemig nesse processo de luta. Vem com a gente! Acompanhe as inscrições e programações pelas redes sociais.