Luta contra a privatização, ACT 2023, tratamento igualitário e concurso público

Saudações,

Meu nome é Herbert. Trabalho na Cemig há 32 anos e 10 meses. Inicio este relato dando uma saudação a todos os colegas de trabalho na empresa. Também dou saudação àqueles que querem privatizar a empresa, principalmente ao Zema, cuja (in)capacidade de governar, só fala mal dessa “casa”, sem mudar o rumo do barco.

Por que a vontade de vender o que ele não construiu é tão grande? Incompetência de organizar essa empresa ou por vaidade e/ou por outras razões? Vai saber!

Lembro dessa Cemig dos tempos em que o lado político não tinha tanta vontade de esfacelá-la, desmembrá-la ou destruí-la. Por que será? Quem são os sócios (acionistas) que aceitam essa situação e aceitam até vendê-la? Difícil, né?
Espero que, em um futuro próximo, JK, o criador da Cemig, não fique mais rolando no caixão, na expectativa que algum gestor de capacidade e competência arrume esta empresa, criticada pelo Zema, que só reclama de seus serviços.

Espero também que a nossa realidade na empresa mude para a melhor, com nossos direitos garantidos e com diálogo. A nossa campanha de renovação do ACT 2023 já começou e lutemos para impedir a privatização e também por condições dignas de trabalho.

Herbert Hudson de Carvalho, técnico de manutenção- AR

Uniforme “executivo” tem, mas o peão tralha sem uniforme novo

Já não bastasse a discriminação da PLR 2022, só recebe quem é amigo do REI, a gestão da Cemig está distribuindo uniforme "executivo" (administrativo) para os amigos do sistema. Nada contra o administrativo usar e receber uniformes, mas a empresa tem um conjunto de trabalhadores que, infelizmente, a gestão cada vez mais demonstra discriminação com o “peão”. Existem relatos de trabalhadores indicando que há demora na entrega de uniformes para áreas operacionais e a resposta de gestores da empresa é solicitar que os trabalhadores esperem. Ou seja, o peão tralha sem uniforme. Queremos igualdade de tratamento para todos os trabalhadores.

Exclusão dos técnicos de eletrônica do concurso Cemig

É um absurdo o concurso aberto pela Cemig ter apenas um cargo para técnico em eletrônica e, ainda, com remuneração menor. Isso tudo para proteger uma gerência onde a maior parte dos trabalhadores tem essa formação técnica. Tinha esperança de, através do concurso, sair do meu setor, que vem deixando as pessoas doentes.

O Sindieletro referenda as manifestações dos trabalhadores e reforça a necessidade de uma reflexão sobre qual Cemig queremos, apontando dignidade no trabalho e garantia da disponibilidade de energia com a devida qualidade no trabalho e no serviço prestado. O Sindieletro historicamente luta por concurso e igualdade no tratamento entre todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras. Estamos travando nossa quarta luta contra a privatização. É absurdo chegar à condição de falta de uniforme para equipes de trabalhadores. Nossa Campanha de Renovação do ACT 2023 já começou. É hora de reforçar as nossas lutas em defesa da empresa que queremos! Mande suas sugestões para a nossa pauta de reivindicações até o dia 4 de agosto.