Lucro da Cemig aumenta 180% e soma R$ 1,182 bilhão no 3º trimestre

O lucro líquido da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) teve um salto de 180% no terceiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período em 2021. A empresa somou R$ 1,182 bilhão, ante aos R$ 421 milhões observados no ano passado. No balanço referente ao período entre julho e setembro, o ebtida ajustado foi de R$ 1,53 bilhão.

O crescimento do lucro, segundo a Cemig, foi impactado por reversão de provisões tributárias, reclassificação de contingência previdenciária, ajustes na metodologia de cálculo das Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD), efeitos negativos da dívida em dólar e instrumento de hedge de R$ 633,6 milhões no terceiro trimestre de 2021, enquanto o resultado do mesmo período deste ano foi negativo em R$ 45,2 milhões.

A companhia citou também o acordo com AGPar, decorrente da sentença arbitral em favor do FIP Melbourne (participação em Santo Antônio), resultando em reconhecimento de recebível e ajuste na PUT SAAG com efeito positivo de R$168 milhões no Ebitda e R$ 136 milhões no lucro.

O resultado financeiro no trimestre foi negativo em R$ 109,5 milhões. De acordo com a Cemig, o comportamento está relacionado à variação positiva do dólar em relação ao real, além de um “reconhecimento do ágio na recompra de títulos de dívida no montante de R$491,0 milhões”, no terceiro trimestre de 2021, como resultado da recompra parcial dos Eurobonds.

Investimentos

Conforme a companhia, o investimento total realizado nos primeiros nove meses de 2022 foi de R$2.243 milhões. “O valor é superior ao realizado em todo o ano passado. Foram investidos 1.047 milhões somente no 3T21, sendo R$863 milhões na Cemig Distribuição”, argumenta a empresa.

Além dos investimentos realizados, a Cemig aprovou investimentos em geração fotovoltaica em Minas Gerais. O aporte foi de R$ 824 milhões em Usinas Solares Fotovoltaicas com previsão de energização das usinas até setembro de 2023.

Ações

Considerando o volume negociado das ações ordinárias e preferenciais, a Cemig foi a terceira companhia com maior liquidez entre as empresas do setor elétrico nacional e foi uma das mais negociadas no mercado de capitais brasileiro, segundo o material divulgado pela empresa. Na bolsa de Nova York, o volume total negociado somou US$ 2,59 bilhões no acumulado de 2022.

“O Ibovespa, índice de referência para o desempenho da bolsa de valores de São Paulo, registrou alta de 4,97% no período, enquanto as ações preferenciais da Cemig apresentaram desempenho superior ao Ibovespa, com ganho de 16,16%. As ações ordinárias registraram alta de 20,91%. Os ADRs da Cemig, negociados em Nova York, fecharam o período com alta de 20,11% para as preferenciais e de 22,04% para as ordinárias”, informou a empresa.

Fonte: O Tempo