Live debaterá a criação da CPI da Cemig: Sindieletro comporá a mesa de discussão

Na quarta-feira, dia 28, às 19h, será realizado debate  virtual sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades na gestão da Cemig.

ASSISTA NO: http://facebook.com.sindieletro

A live contará com a participação do coordenador-geral do Sindieletro-MG, Jefferson Silva, do eletricitário e presidente da CUT Minas, Jairo Nogueira Filho, do deputado federal Rogério Correia e do conselheiro da ABCF, Marcelo Correia, além da deputada Beatriz Cerqueira. Os eletricitários  poderão acompanhar e participar pelo Facebook do Sindieletro, da CUT Minas e dos dois deputados.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira, membro da Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, apresentou o requerimento para instaurar a comissão e, junto com outros deputados, busca assinaturas para viabilizar a CPI. “Precisamos que a Cemig esteja a serviço da população mineira e não de interesses privados. Uma investigação sobre o que está acontecendo é necessária”, explica Beatriz Cerqueira.

Entre as irregularidades que precisam ser investigadas os deputados e lideranças listam:

1. Celebração de contratos administrativos com escritórios e empresas sem prévio processo licitatório.

2. Criação de cargos comissionados por meio de recrutamento amplo com o pagamento de remunerações vultosas.

3. Destituição de gerentes e superintendentes das áreas de Compliance, Secretaria Geral, Jurídico, Comunicação e Suprimentos sem qualquer motivação do ato de dispensa.

4. Nomeação de superintendentes que não ocupam cargo de carreira na Companhia.

5. Contratação de escritórios de advocacia fora do Estado para elaborar pareceres visando a extinção do atual regime de previdência próprio de aposentados e empregados na ativa.

6. Transferência de atividades administrativas da Companhia para São Paulo (SP).

7. Contratação de empregados pela Companhia que não residem em Minas Gerais.

8. Descumprimento de acordos e obrigações pós-emprego com plano de saúde, fundo de pensão e seguro de vida.

9. Gestão administrativa para desmanche da Companhia com possíveis práticas para vantagens pessoais, bem como favorecimentos para terceiros.

Por Rosana Zica