A tentativa da Cemig de marginalizar a atuação sindical e confundir os trabalhadores sofreu mais um revés na Justiça! O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Energia Elétrica de Juiz de Fora (STIEE-JF), sindicato solidário ao Sindieletro, conquistou uma decisão favorável na ação que cobra o pagamento do tíquete-refeição extraordinário de dezembro de 2023. A sentença reconhece que a empresa agiu de forma discriminatória e ilegal ao pagar o benefício apenas a uma parte dos trabalhadores, sem qualquer negociação com o sindicato, durante as tratativas do ACT daquele ano.
A juíza responsável foi clara: não se pode fazer distinção entre empregados que exercem as mesmas funções, em iguais condições de trabalho, sobretudo se tratando de verba alimentar. A atitude da Cemig configurou, mais uma vez, prática antissindical. Mais uma vez, serão responsabilizados na Justiça! Este resultado reafirma a legitimidade da representação sindical: não compensa filiar a outro sindicato. Não caia na armadilha de se filiar por um falso benefício. Uma negociação real e benéfica para os trabalhadores precisa do legítimo sindicato representativo fortalecido!
O Sindieletro possui ação idêntica em curso, cobrando o pagamento para os trabalhadores da nossa base. A audiência já tem data marcada: 14 de outubro. Seu sindicato é a sua base. Nossa base é defender a categoria eletricitária. Confie no SEU sindicato!