Justiça na PLR: sem privilégios

Nas dezenas de setoriais realizadas pelo Sindieletro em todo o Estado, os trabalhadores condenaram e classificaram de intolerável a prática de múltiplos diferenciados adotada pela Cemig para a distribuição da PLR, que privilegia os gerentes, superintendentes e diretoria da empresa.

Entendemos que a forma mais justa é a distribuição linear de R$ 30 mil de PLR para todos os eletricitários. É o coletivo que contribui para que a empresa tenha lucros cada vez maiores.
Em 2012 a Cemig lucrou R$ 4,3 bilhões. Somente no primeiro semestre de 2013, a empresa já acumula lucro de R$ 1,4 bilhão, valor 20% acima do apurado no mesmo período do ano passado.

Nós defendemos o melhor para população

Entendemos que é fundamental cobrar da Cemig, como empresa prestadora de serviço essencial para a população, a melhoria da qualidade no fornecimento de energia. Nos últimos 10 anos, de acordo com levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o DEC da Cemig piorou 37% (veja o gráfico).

Para os eletricitários é fundamental que nas negociações sobre a PLR, fique garantido que a empresa deve cumprir o DEC estipulado pela Aneel.

Para o Sindieletro é importante que cada eletricitário assuma o compromisso de cobrar o melhor DEC da Cemig, uma vez que a direção da empresa só visa o lucro sem se preocupar com a qualidade do serviço. Cumprido o compromisso para que a população fique pouco tempo sem energia, haverá pagamento extra de R$ 5 mil para cada trabalhador.

A proposta de PLR linear e a melhoria na qualidade dos serviços serão levadas para negociação com a empresa. E, mais uma vez, a empresa toma uma medida absurda na hora de negociar com a categoria. Com uma postura antidemocratica e antissindical, a direção da empresa bloqueou os crachás dos diretores do Sindieletro para entrada nos prédios da Cemig e marcou a reunião que discutirá a PLR em um hotel!