Confira a matéria:
Usuários reclamam da leitura da conta de luz em JF
Clientes afirmam que as determinações de medição do uso de energia não são compatíveis
Por Tribuna/JF
Depois que a Cemig divulgou a autorização da suspensão do trabalho dos leituristas, liberada pela da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), clientes da companhia afirmam que as determinações de medição do uso de energia não são compatíveis com o que foi orientado.
“O relógio da minha casa é externo, assim como é nas casas de toda a extensão da rua onde moro. Eles entregaram as contas hoje e não fizeram a medida de nenhum imóvel. O leiturista tirou a conta da bolsa e jogou na minha caixa. Vi pela câmera da minha casa, que ele repetiu o processo em todas as casas e apartamentos da rua”, relata um morador do bairro Fontesville, que terá o nome preservado.
Ele ainda comentou que quando pegou a conta, havia uma diferença de 40 kWh, que elevou o valor da conta. “Sei que a decisão determina que eles suspendam parte da medição, mas não justifica no caso de relógios externos. Fazer a leitura desse tipo de relógio não vai trazer qualquer risco para o profissional”, acrescenta.
Morador da região Sudeste, Wiliam Braga mantém conversa com amigos sobre o assunto, que encaminham informações a respeito. Eles têm gravado a forma como é feita a leitura, porque não concordam como ela tem acontecido. Em uma delas, feita no bairro Retiro, a leitura não acontece. “Os leituristas só entram se for residência antiga, em que os relógios são internos. Acho covardia fazer a leitura por média, porque nem sempre a conta fica baixa. No momento em que mais precisamos de ajuda, mais aparecem situações para tirar o dinheiro do nosso bolso”, disse.
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Para Wilian, também não há justificativa para não fazer a leitura. “Essa desculpa do coronavírus não é suficiente. O cara estar diante do seu portão e te dar uma média, sendo que o relógio está diante dele. É um absurdo.”
Resguardar população e os trabalhadores
Por meio de nota, a Cemig reiterou que a Resolução Normativa Aneel nº 878/2020, publicada em 24/03/2020, permitiu às distribuidoras de todo o Brasil a considerarem a média do consumo dos últimos 12 meses, para emissão das faturas (populares “contas de luz”), nas situações onde for recomendado adotar esta medida em função da pandemia. Por isso, foram reduzidas as visitações de leituristas nas residências e estabelecimentos, buscando a redução da jornada dos profissionais. Muitas contas foram estimadas conforme a base do consumo médio.
Sendo assim, a nota ressalta que eventuais variações, para mais ou menos, serão corrigidas, assim que for possível fazer o faturamento pelos valores de registro dos medidores. No comunicado, a companhia também afirmou que em um cenário de incertezas, a necessidade de continuidade do procedimento está em avaliação.
Como alternativa, a empresa diz que os clientes podem optar por informar os números registrados nos medidores, por meio dos canais de atendimento, no site, no aplicativo Cemig Atende ou mensagem de texto para 29810. É necessário que o cliente verifique a data da próxima leitura em sua conta de luz e envie a leitura com 5 a 3 dias de antecedência. “Ressalta-se que o essencial serviço de entrega das contas continua ocorrendo normalmente, mas recomendamos, como mais uma oportunidade de contribuir para o enfrentamento da crise, que os clientes, à medida do possível, façam a opção pela fatura por e-mail em nosso site ou APP."
Fonte: Tribuna de Minas