Completando nove anos, o jornal Brasil de Fato Minas Gerais comemora sua existência em terras mineiras na próxima sexta-feira (2), a partir das 19h, na Casa Matriz, localizada na avenida Álvares Cabral, número 400, no Centro de Belo Horizonte.
A festa é gratuita e aberta ao público. O evento terá apresentação de duas atrações culturais. O grupo musical e bloco carnavalesco de Belo Horizonte, Tiozões do Pagode, que resgata clássicos dos anos 90, e a banda Trio Passarada, também da capital mineira e que, além de samba, tem em seu repertório o forró.
Para a jornalista e integrante do Conselho Editorial do Brasil de Fato MG, Makota Celinha, não faltam motivos para comemorar.
“Sempre apostei que a comunicação, o bom jornalismo e a verdade dos fatos fazem bem para a democracia. Para mim, quem hoje melhor faz isso em nosso país, quem melhor faz isso é o Brasil de Fato. Que outros longos anos venham e que nós possamos continuar defendendo a vida, a democracia, a liberdade e a imprensa”, afirma.
O Brasil de Fato MG
O Brasil de Fato MG foi fundado em agosto de 2013 com objetivo de contribuir para a construção de uma visão popular de Minas, do Brasil e do Mundo. Com publicações semanais e distribuição gratuita em mais de 300 pontos do estado, ao longo de sua história, o jornal já produziu mais de 400 edições impressas, entre elas especiais com temas de relevância pública. Em seus nove anos, mais de 12 milhões de exemplares já foram distribuídos gratuitamente à população mineira.
Com linha editorial de caráter popular e anseio em contribuir com o debate de ideias e na realização das mudanças necessárias ao Brasil e à Minas, o jornal aborda temas como política, economia, cultura, mobilizações, direitos sociais, educação, saúde, política urbana, mineração, desenvolvimento e muitos outros.
Além da edição impressa semanal, o Brasil de Fato MG possui programas de rádio, transmitidos semanalmente na rádio Autêntica Favela FM e divulgado nas plataformas de áudio. Ao todo, já foram mais de 400 edições do programa ao ar e mais de 800 episódios de podcast divulgados nas plataformas.
O jornal também está presente nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Youtube. E possui um serviço de distribuição de notícias no Whatsapp.
Para a presidenta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), Alessandra Mello, a experiência do jornal em Minas serve de exemplo para todo o Brasil. Para ela, em nosso país ainda temos uma mídia concentrada nas mãos de poucas famílias, milionárias e que dominam a comunicação.
“É muito importante que a gente tenha jornais como o Brasil de Fato com uma visão mais popular da notícia e da informação. Um jornal mais ligado às questões da classe trabalhadora e menos atrelado ao poder político e econômico”, enfatiza.
Fonte: Brasil de Fato MG, por Ana Carolina Vasconcelos