As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão reabrir na próxima segunda-feira (14) para atendimento presencial, que estava suspenso desde março por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Mas, a direção do Instituto, pressionada por dirigentes dos sindicatos dos servidores, restringiu o plano de reabertura para evitar aglomerações e riscos de disseminação do vírus.
No primeiro momento, haverá pelo menos três barreiras para evitar a propagação da Covid-19:
1) O atendimento será exclusivo para quem fizer agendamento - os trabalhadores e trabalhadoras podem marcar dia e hora acessando o site Meu INSS, o aplicativo ou ligando para o número 135;
2) o tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, de seis horas contínuas;
3) agências sem condições de segurança para servidores e segurados não serão reabertas.
Segundo o INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Também serão retomados a justificação judicial e o atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios.
A pressão dos sindicatos dos trabalhadores da Previdência obrigou a direção do INSS a não reabrir nem com horário reduzido as agências que não oferecem condições de segurança para atender as pessoas sem expor servidores e beneficiários a riscos de contaminação.
Por não conseguir cumprir os protocolos para a retomada segura das atividades como evitar situações de aglomeração, manter os ambientes limpos e ventilados e distância mínima de um metro entre as pessoas em lugares públicos, o Instituto já havia adiado a abertura das agências.
Por falta de segurança, INSS adia reabertura das agências
Segundo o INSS, a reabertura será gradual e os gestores considerarão as especificidades de cada agência da Previdência Social no país. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
Confira como agendar os serviços no INSS
Instale o aplicativo Meu INSS no celular.
Depois preencha os dados cadastrais indicados na página e cadastre uma senha.
Também é possível obter uma senha provisória pelo site de alguns bancos.
No Banco do Brasil o caminho é: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
Na Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS.
No Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS - NAI.
No Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS.
Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS.
Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária.
Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.
Dificuldade no acesso
No site do INSS e na Central 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h), é possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.
Serviços do Meu INSS
No Meu INSS, o cidadão pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico.
Para isso, é preciso acessar o Meu INSS e selecionar a opção “Agendar Perícia”. Selecionar “Perícia Inicial” e quando aparecer a pergunta “Você possui atestado médico?”, responder sim e anexar no portal.
Perguntas e respostas sobre concessão e prorrogação do auxílio-doença
Entres os serviços disponíveis no Meu INSS estão aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, seguro-desemprego do pescador artesanal, benefícios assistenciais, certidão de tempo de contribuição, alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou renovar procuração ou representante legal, solicitar pagamento de benefício não recebido, recurso e revisão, entre outros.
Após fazer a solicitação, é possível acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
Cumprimento de exigência
O INSS diz que quem receber um SMS (mensagem de celular) ou e-mail informando que existe alguma pendência, não precisa se preocupar. Pelo Meu INSS é possível enviar o documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao processo.
Site
Na página do INSS há mais informações sobre os serviços oferecidos na ferramenta, com vídeos explicativos.
Fonte: CUT, com informações da Agência Brasil