Inspirado em Paulo Freire, teatro comunitário traz histórias da periferia



Inspirado em Paulo Freire, teatro comunitário traz histórias da periferia

Inspirados no educador Paulo Freire, os integrantes do Grupo Pombas Urbanas estreiam na próxima semana o espetáculo Florilégio, na sede do coletivo, em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Além de sessões presenciais, gratuitas, haverá apresentações on-line, com a presença de outros grupos teatrais. “O teatro comunitário é espaço de memórias coletivas”, dizem os integrantes.

“Buscamos encontrar aquilo que se constrói em sociedade e na coletividade no agora, a fim de questionar do que temos que nos desprender para estar em coletivo, em comunidade, e assim lidar e avançar sobre tantas angústias sentidas e vividas diariamente”, afirmam os componentes do Pombas Urbanas, criado em 1989. “Não estamos sozinhos, esperançar, libertar-se é uma ação conjunta.”

“Esperançar” é referência ao verbo conjugado por Paulo Freire. A peça narra histórias de vida de moradores de Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital. A ideia é aproximar o público “de memórias, de sonhos, de obstáculos a serem superados e de desejos esperançosos para um amanhã possível”. Os temais centrais, contam, são memória, esperança, futuro, problemas cotidianos – e a força das relações comunitárias.

Projetos socioculturais

A partir da experiência teatral, em 2002 foi formado o Instituto Pombas Urbanas, que desenvolve projetos socioculturais no bairro por meio da arte. O grupo já participou de várias apresentações e mostras, dentro e fora do Brasil, e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) e a Rede Latino-americana de Teatro em Comunidade. A programação em sua sede (o Centro Cultural Arte em Construção, o CCAC) recebe gente de varias regiões. Em torno de 20 mil pessoas por ano.

Florilégio será apresentada da próxima quarta (23) até sábado (26), às 20h, no CCAC: avenida dos Metalúrgicos, 2.100. (Telefones 99901-0785 e 2285-5699.) A duração é de 60 minutos.

Já as apresentações virtuais (www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas) serão realizadas de 5 a 8 de abril, sempre às 19h. Com participação dos coletivos Nativos Terra Rasgada (Sorocaba), Trupe Olho da Rua (Santos), Galpão Cultural de Assis (Assis) e Grupo Rosas dos Ventos (Presidente Prudente).

Fonte: Rede Brasil Atual

item-0
item-1
item-2
item-3