Inspirados no educador Paulo Freire, os integrantes do Grupo Pombas Urbanas estreiam na próxima semana o espetáculo Florilégio, na sede do coletivo, em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Além de sessões presenciais, gratuitas, haverá apresentações on-line, com a presença de outros grupos teatrais. “O teatro comunitário é espaço de memórias coletivas”, dizem os integrantes.
“Buscamos encontrar aquilo que se constrói em sociedade e na coletividade no agora, a fim de questionar do que temos que nos desprender para estar em coletivo, em comunidade, e assim lidar e avançar sobre tantas angústias sentidas e vividas diariamente”, afirmam os componentes do Pombas Urbanas, criado em 1989. “Não estamos sozinhos, esperançar, libertar-se é uma ação conjunta.”
“Esperançar” é referência ao verbo conjugado por Paulo Freire. A peça narra histórias de vida de moradores de Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital. A ideia é aproximar o público “de memórias, de sonhos, de obstáculos a serem superados e de desejos esperançosos para um amanhã possível”. Os temais centrais, contam, são memória, esperança, futuro, problemas cotidianos – e a força das relações comunitárias.
Projetos socioculturais
A partir da experiência teatral, em 2002 foi formado o Instituto Pombas Urbanas, que desenvolve projetos socioculturais no bairro por meio da arte. O grupo já participou de várias apresentações e mostras, dentro e fora do Brasil, e integra a Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) e a Rede Latino-americana de Teatro em Comunidade. A programação em sua sede (o Centro Cultural Arte em Construção, o CCAC) recebe gente de varias regiões. Em torno de 20 mil pessoas por ano.
Florilégio será apresentada da próxima quarta (23) até sábado (26), às 20h, no CCAC: avenida dos Metalúrgicos, 2.100. (Telefones 99901-0785 e 2285-5699.) A duração é de 60 minutos.
Já as apresentações virtuais (www.facebook.com/GrupoPombasUrbanas) serão realizadas de 5 a 8 de abril, sempre às 19h. Com participação dos coletivos Nativos Terra Rasgada (Sorocaba), Trupe Olho da Rua (Santos), Galpão Cultural de Assis (Assis) e Grupo Rosas dos Ventos (Presidente Prudente).
Fonte: Rede Brasil Atual