Inflação dos aposentados fica abaixo do IPCA de fevereiro

Em fevereiro, a inflação dos aposentados registrou alta de 0,68%, resultado menor do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aumentou 0,84%.

O IPCA Aposentados calculado pelo Instituto de Longevidade MAG leva em consideração o peso de cada produto e serviço com base na cesta de consumo para domicílios com ao menos uma pessoa que recebe aposentadoria ou pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do serviço público ou de previdência complementar, considerando dados da pesquisa de orçamento familiar do IBGE.

Como em fevereiro, o grupo de preços que mais subiu foi a educação (alta de 6,28%), que pesa menos na cesta das famílias incluídas no IPCA Aposentados, a inflação desse grupo de pessoas foi menor.

Mas, com o impacto do aumento nos preços dos alimentos e gastos com moradia, no acumulado dos últimos 12 meses, a inflação dos aposentados acumula alta de 6,1%, acima dos 5,6% do IPCA.

Em 2022, a inflação dos aposentados ficou em 6,4%, superando o reajuste de 5,93% dado aos beneficiários do INSS que ganham valores acima do salário mínimo.

Aposentados que ganham salário mínimo, hoje em R$ 1.302, tiveram reajuste de 7,43%, o que garantiu aumento real. O governo deve aumentar o mínimo novamente a partir de 1º de maio, para R$ 1.320.

Fonte: CUT