Individual, não!

A luta e resistência dos trabalhadores forçou o gerente da MG/TA, Márcio José Peres, a decretar o fim do trabalho individual na operação da usina de Emborcação.

O gesto autoritário da empresa, anunciado na semana passada, teve resposta rápida dos eletricitários que entregaram ao gerente um abaixo assinado com adesão de todos os eletricitários da usina. No documento, eles contestaram o trabalho individual por colocar em risco a vida dos trabalhadores, a segurança da população e meio ambiente, além de deixar vulnerável o setor elétrico brasileiro. Logo em seguida, os eletricitários partiram para a Justiça.

O Sindieletro entrou com pedido de liminar para impedir a mudança e a juíza do Trabalho da Vara de Araguari, Zaída José dos Santos, aprovou a antecipação dos efeitos da tutela pretendida. A magistrada determinou que: "as requeridas se abstenham de exigir trabalho isolado e individual de seus técnicos e operadores na usina de emborcação..." . Na sentença, ela reconhece que, por se tratar de área de risco elétrico, a operação individual colocaria em risco a integridade física dos trabalhadores.

No mesmo dia em que a juíza se pronunciou, a Justiça do Trabalho enviou um oficial à usina de Emborcação cobrando o retorno imediato dos operadores retirados do turno da operação da usina e o fim do trabalho solitário.

Esta é mais uma iniciativa arbitrária da Cemig que foi repudiada pela Justiça. Na Usina de Três Marias, a Justiça também fez intervenção a favor dos trabalhadores. As decisões em relação à Emborcação e Três Marias reforçam a posição do Judiciário contrária às tentativas da Cemig de impor o trabalho individual, que ferem as determinações da NR-10 e colocam em risco a vida dos trabalhadores.

Não fosse a ação dos trabalhadores na Justiça, o trabalho individual estaria em vigor na Cemig, que negligencia o risco, além de praticar uma ilegalidade. Prova disso, é que um dia antes da Justiça intervir, o gerente Marcio José Peres foi a São Simão informar que a usina também teria trabalho individual.

O Sindieletro está atento a qualquer ameaça de trabalho solitário nas áreas de risco da usina e vai continuar cobrando o cumprimento da NR-10 em toda a Cemig! Não podemos permitir que a garantia das remessas imorais de lucros para os acionistas seja feita à custa da nossa segurança, da ameaça ao meio ambiente e de prejuízos para a sociedade brasileira, que agora, como demonstram as manifestações nas ruas, despertou para a luta!

O Sindieletro, através do seu Departamento Jurídico, trabalha em ações para obter cautelar pelo cumprimento da NR 10 e a suspensão do trabalho isolado em todas as usinas da Cemig. Em breve o Sindicato deve divulgar notícias sobre essas ações.