Importância da filiação ao seu Sindicato

Há quase 70 anos, o  Sindieletro representa os trabalhadores e trabalhadoras do setor elétrico em Minas. Defendemos os direitos e lutamos pelos eletricitários da Cemig e de muitas outras empresas que atuam com energia, como SPIC São Simão e Energisa.

Nós prezamos sempre por bons acordos que beneficiem e protegem a categoria. Ao longo dos anos, porém, muitas das conquistas são acompanhadas de uma crescente desvalorização dos sindicatos. Vivemos um momento de crise nacional que reflete, também, em Minas Gerais. Além disso, seguimos resistindo como representação dos trabalhadores e trabalhadoras, ao passo em que sindicatos de todo o país têm sido atacados.

Qual é a estrutura do Sindieletro?

É importante entender e reconhecer os processos pelos quais passamos durante uma negociação de Acordo Coletivo de Trabalho, Convenção Coletiva ou Participação nos Lucros e Resultados. O Sindieletro mobiliza vários trabalhadores da entidade, de diversos departamentos, para avançarmos juntos. O Departamento Jurídico, que conta com cinco profissionais, avalia cláusulas, participa das negociações e aponta caminhos para a melhor saída.

Temos, também, a Subseção do Dieese no Sindieletro. Nosso economista analisa o cenário econômico atual e as possibilidades para os trabalhadores. No Departamento de Comunicação, três profissionais encaminham as demandas da categoria, informam sobre o andamento das negociações e mantêm os trabalhadores a par das setoriais e assembleias. É claro, ainda tem o time de atendimento, secretariado e administrativo, sempre envolvidos em todos os processos.

Os assistentes de regionais estão espalhados por todo o Estado, garantindo atendimento personalizado e específico para cada necessidade do trabalhador. E temos os diretores, mais de cem, sempre engajados na luta e perto da base.

Resistimos, todos os anos, às tentativas de alteração nos Acordos, principalmente após a Reforma Trabalhista. É uma investida em conjunto, com uma gama variada de profissionais, para atender e proteger os trabalhadores.

A filiação é importante!

Conquistas como jornada de 44h por semana, convenções e acordos coletivos negociados, folgas, férias, PLR, 13º salário e FGTS, entre outros muitos direitos, só foram possíveis porque os sindicatos organizaram os trabalhadores para lutarem por seus interesses. Sem sindicato, trabalhador só perde. Por isso é tão importante o trabalhador estar filiado ao sindicato, apoiar. A luta é coletiva e as conquistas também são coletivas.

Lembramos: aposentados podem optar por continuar filiados e usufruir de toda a estrutura do Sindieletro. Na Cemig, por exemplo, todo aposentado e toda aposentada que conquistam o merecido descanso, continuam atentos e na luta em defesa da Forluz e Cemig Saúde. E o Sindicato é fundamental nesta luta, defendendo as conquistas da previdência complementar e do plano de saúde.

Com tantas ameaças à aposentadoria, aos salários e aos empregos, a pergunta que não quer calar: quem vai lutar por você? Respondemos: o sindicato. Mas, para essa luta, é preciso valorizar o seu, o nosso sindicato. Saber da sua importância e saber que tudo que conquistamos é coletivo. Vamos contribuir com a luta? Acesse o link abaixo, preencha o formulário e mande de volta por email!

Nos acompanhe nas redes sociais:

Instagram.com/sindieletro

Facebook.com/sindieletro

Youtube.com/sindieletromgoficial

Assine nossos newsletters pelo whatsapp: https://wa.me/5531984897112

Acompanhe o site, com notícias diárias sobre o sindicalismo, política e trabalho no Brasil e em Minas Gerais: www.sindieletromg.org.br

E também conheça a iniciativa Sindieletro Contra Covid, que aglutina todas as nossas ações para mitigar os impactos da pandemia: www.sindieletrocontracovid.com.br