Visando reforçar a campanha nacional para conscientizar os homens sobre a importância de realizar o exame de próstata, o Sindieletro, por meio da Secretaria dos Aposentados, promoverá na próxima terça-feira, 24, palestra sobre o tema com o urologista Adriano Vilaça.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no Brasil, sete novos casos de câncer de próstata surgem a cada hora, o que faz da doença a mais prevalente entre os homens. No entanto, estudo realizado este ano pela SBU, apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.
Considerando que o diagnóstico precoce é essencial para a cura desse câncer, a entidade recomenda que homens procurem o urologista a partir dos 50 anos. Especialistas asseguram que, hoje em dia, é possível até mesmo não retirar o tumor, quando ele é classificado de baixo risco, sendo necessário apenas acompanhar sua evolução, o que é chamado de vigilância ativa.
Fatores de risco do câncer de próstata:
Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
Histórico familiar
Raça (maior incidência entre os negros)
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
Sedentarismo
Obesidade
Sintomas (só aparecem nos casos avançados):
Vontade de urinar com urgência
Dificuldade para urinar
Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
Dor óssea
Queda do estado geral
Insuficiência renal
Dores fortes no corpo
Participe da palestra sobre a prevenção de câncer de próstata com o urologista Adriano Vilaça, realizada em parceria com a Cemig Saúde.
Dia 24 de novembro, terça-feira.
Das 14 às 15 horas
Na sede do Sindieletro- Rua Mucuri- 271