Grito dos Excluídos 2019: A vida em primeiro lugar!



Grito dos Excluídos 2019: A vida em primeiro lugar!

Este ano completam 25 anos Do Grito dos (as) Excluídos(as), e o tema de 2019 é: Este sistema não Vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade. Durante esses 25 anos, vários foram os temas abordados e levados aos Atos e Manifestações realizados em diversas cidades e regiões do Brasil.

Essa grande mobilização é realizada anualmente, no dia 07 de setembro.

O tema do Grito dos Excluídos neste ano de 2019 tem tudo a ver com a conjuntura. É um ano marcado por um cenário adverso para o povo brasileiro, principalmente para os mais pobres e trabalhadores/as em geral, com cerceamento da liberdade, retirada de direitos conquistados, aumento do desemprego, volta da fome, e violência contra os menos favorecidos.

 A organização nacional do Grito dos (as) Excluídos (as) 2019, escolheu 4 Eixos: Sistema Capitalista; Justiça; Direitos e Liberdade.

Diante destes 4 eixos, há diversos objetivos que serão abordados no sentido de discutir, refletir, lutar, ocupar, e promover espaços de diálogos. Enfim, “promover a vida e anunciar a esperança de um mundo mais justo, com ações organizadas a fim de construir um novo projeto de sociedade”.

Dessa forma, o Grito dos (as) Excluídos (as) BH 2019, após diversas reuniões da Comissão Organizadora, que envolve a participação das mais diversas entidades, movimentos sociais, sindicais, e denominações religiosas, realizou o tradicional Seminário do Grito, quando foram discutidas a conjuntura e as demandas atuais da Classe trabalhadora e da população mineira em geral. E foi nesse seminário que se debateu  os temas centrais que envolvem os 4 eixos da mobilização: Mineração, Educação, Previdência Social, Privatizações e Soberania Nacional.

Assim, esses serão os temas centrais do Grito BH/2019 a serem levados às ruas no dia 7 de Setembro/2019. Como a construção do Grito é plural e coletiva, outros temas deverão ser levados, para que sejam denunciadas toda e qualquer retirada de direitos e dilapidação do patrimônio público mineiro e nacional.

Este ano o Grito dos (as) Excluidos(as) em BH contará com a participação massiva dos estudantes e trabalhadoras e trabalhadores da educação, o chamado "Tsunami da Educação", que levará para as ruas as denúncias do corte de verbas e demais desmontes da educação promovidos pelos governos Bolsonaro e Zema.

Com relação aos ataques ao setor elétrico nacional e à Cemig, serão denunciados os desmontes promovidos pelos governos federal e estadual, que querem privatizar a Eletrobrás e a Cemig, além de já ter anunciado um “festival” de privatizações no país, apresentando uma lista das empresas públicas que serão vendidas, entre elas, os Correios, a Ceasa, a Petrobras, dentre outras estatais estratégicas para o desenvolvimento econômico e social, nacional e estadual.

Portanto, a expectativa é de que teremos grandes atos e marchas no dia 07 de Setembro de 2019. 

O tema escolhido para o Grito de 2019, "Este sistema não Vale!", é uma forma de continuar denunciando o Crime da Vale em Mariana e Brumadinho, e também, denunciar os demais crimes contra os excluídos e excluídas de nosso Brasil.

Por fim, convidamos à todas e todos, para participar dos diversos atos promovidos pelo Gritos dos Excluídos Brasil afora.

Em Belo Horizonte, a concentração para o Ato e Marcha do Grito dos(as) Excluidos(as) BH 2019, será à partir das 09 horas, sob o Viaduto Santa Teresa, na Avenida dos Andradas.

 "Vida em Primeiro lugar!"

"Este sistema não Vale!

“Lutamos por justiça, direitos e liberdade!”

 

Por: Jair Gomes Pereira Filho

Diretor do Sindieletro

Membro da Comissão Organizadora do Grito BH 2019

item-0
item-1
item-2
item-3