Foi realizada no dia 17, em Brasília, audiência com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para tratar da Campanha Salarial dos Eletricitários do sistema Eletrobras. Segundo a Federação Nacional dos Urbanitarios (FNU), o encontro foi importante do ponto de vista político, mostrando que a força do movimento grevista dos trabalhadores da holding tem repercutido em setores importantes do Governo Dilma.
A reunião não apresentou avanço significativo, porém, o ministro Lobão, em sua fala, se mostrou totalmente contrário a judicialização do acordo, ou seja, o dissídio coletivo. Segundo ele. existe espaço para se discutir o ACT sem se utilizar deste recurso.
Outro ponto de destaque foi o compromisso de Lobão de encaminhar a pauta econômica da categoria para a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, nesta semana. Segundo o ministro, se houver uma sinalização positiva, imediatamente será retomada a negociação com os trabalhadores.
O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) e a FNU avaliam que a via política é um caminho importante para retomar as negociações do ACT. Nesse sentido, estão trabalhando para ampliar as interlocuções junto ao governo para buscar audiência com a presidenta Dilma nos próximos dias.
A greve da categoria continua.