Greve na Eletrobras

Os funcionários do Sistema Eletrobras podem entrar em greve a partir do dia 1º de julho, com o objetivo de negociar os reajustes de salários e dos benefícios com a companhia. Emanuel Mendes, diretor da Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel), afirmou que as assembleias com trabalhadores para decidir sobre a greve começaram na terça-feira, 25. A greve poderá ser por tempo indeterminado ou então de apenas 72 horas, dependendo dos resultados de uma reunião marcada com a diretoria da companhia para quinta-feira e também dos encontros com os funcionários.

Segundo Mendes, a negociação sobre reajuste salarial deste ano ainda não aconteceu, já que a Eletrobras está realizando uma reestruturação interna com incentivos para o desligamento de diversos funcionários. O diretor afirmou que a diretoria da empresa quer aguardar todo o processo de desligamento de mão de obra que está em curso para que possa fazer propostas para os funcionários.

“Entregamos a pauta em maio”, disse Mendes, que também é diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro (Sintergia-RJ). Segundo ele, até agora a Eletrobras negou todos os itens reivindicados pelos funcionários e também não fez propostas.

No último dia 17, os trabalhadores realizaram uma paralisação de 24 horas. Segundo o diretor, 95% dos atuais 28 mil funcionários da estatal aderiram ao movimento. Os funcionários ligados à parte operacional permaneceram trabalhando, para evitar o risco de falta de energia.

Para os salários, os sindicatos dos funcionários da Eletrobras pedem correção da inflação mais 10% de ganho real. Segundo Mendes, o cálculo do ganho real é feito a partir de uma fórmula complexa, que leva em conta o crescimento do consumo de energia no país.