Greve: Estações do metrô de BH amanhecem fechadas nesta quarta-feira

As estações do metrô amanheceram fechadas nesta quarta-feira (14). A categoria aderiu à greve em protesto ao processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Cerca de cem mil passageiros que utilizam esse modelo de transporte serão afetados com a paralisação. A decisão pela paralisação total das atividades ocorreu na última segunda-feira (12).

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), os trabalhadores só retornarão às atividades até que as divergências relacionadas ao processo de privatização da estatal sejam resolvidas. O leilão que trata da concessão está previsto para o próximo dia 22 de dezembro.

Ao todo, neste ano, conforme dados da CBTU, a operação dos trens foi afetada por movimento grevista em 90 dos 345 dias passados até a última segunda-feira (12). Essa é a terceira vez em 2022 que o serviço é totalmente afetado. O mesmo também ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto e em 5 e 6 de outubro.

Nas demais paralisações, os metroviários operaram com escala reduzida, mas os horários foram distintos entre as próprias greves. Em alguns dias o serviço funcionou apenas nos horários de pico, enquanto em outros os trens não rodaram no período de maior demanda.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que foi notificada oficialmente da paralisação durante a tarde da terça-feira (13). “A CBTU-MG ingressará com processo, ainda hoje, no Tribunal Regional do Trabalho, solicitando à Justiça a manutenção do serviço de transporte sobre trilhos na cidade. Assim que houver alguma manifestação do TRT, a Companhia emitirá nova Nota”, informou em nota.

Alternativa

Para auxiliar os usuários, a linha emergencial E019 (Estação Eldorado/Belo Horizonte) voltará a operar. As viagens acontecerão das 5h30 até às 23h. O preço da passagem é de R$ 4,50 e os passageiros que utilizam a integração pagarão o valor conforme a linha integrada. O Sintram esclarece que a linha emergencial é direta, ou seja, sem paradas. O embarque acontecerá na plataforma A3 da Estação Eldorado.

Confira o itinerário da linha E019:

Estação Eldorado, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Av. do Contorno, Av. dos Andradas, Rua dos Caetés, Rua da Bahia, Rua dos Tupinambás, Av. dos Andradas, Av. do Contorno, Av. Pres. Juscelino Kubitschek, Estação Eldorado.

Fonte: O Tempo, por Rayllan Oliveira