GREVE: Eletricitários marcam presença em defesa do ACT e da Cemig

Eletricitários, eletricitárias e  dezenas de categorias de trabalhadores em Minas, em greve, no dia 07, participaram de concentração na Sede da Cemig, no bairro Santo Agostinho, e também na ALMG. Marcaram presença em assembleia conjunta do funcionalismo público de Minas e seguiram em passeata até o Centro de BH.

Pela manhã, os trabalhadores e trabalhadoras da Cemig em greve se concentraram na Sede da empresa, no bairro Santo Agostinho, onde diretores do Sindieletro dialogaram com a categoria, explicando o processo de negociação com a gestão da Cemig, que impõe um teatro: a gestão não negocia de fato e se porta numa escuta surda, sem dar retorno concreto à pauta de reivindicações para a renovação do ACT 2023/24.

Por volta das 9:30 as eletricitárias e os eletricitários em greve foram caminhando para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde aconteceu uma audiência pública sobre os impactos do projeto (privatista) de Zema do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). A audiência lotou e grande parte dos trabalhadores precisou participar do lado de fora da ALMG, onde houve transmissão por meio de um telão.

No início da tarde, a concentração na ALMG era de milhares de trabalhadores e trabalhadoras, entre eletricitários, trabalhadores da Copasa, dos Correios, da UFMG, servidores da saúde, da educação, policiais civis, servidores fiscais e administrativos em geral, entre outras categoriais.

No interior do estado, as Regionais do Sindieletro realizaram mobilizações nas portarias, em constante diálogo com a categoria eletricitária Cemig.

Cemig: esse “trem” é nosso!