Greve dos trabalhadores da SPIN se fortalece com mais adesões

A greve dos trabalhadores da empreiteira SPIN, iniciada na terça-feira, dia 8, em São João Del Rei, fortaleceu-se com a adesão dos colegas de Ponte Nova, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações cobrando o pagamento dos salários e demais direitos, que estão atrasados, além de reivindicar melhores condições de trabalho e garantia de saúde e segurança. A organização e mobilização dos trabalhadores da SPIN contam com o total apoio do Sindieletro.

São trabalhadores que realizam o atendimento comercial, de emergência e urgência, como religação e desligamento de energia, e também atuam em construção. Eles reivindicam o básico e o legal: o cumprimento do contrato de trabalho.

Mais uma vez, os trabalhadores da SPIN estão com os salários e vários direitos sem pagamento ou com pagamento parcelado, como tíquete alimentação e férias. O plano de saúde foi suspenso por falta de pagamento da empreiteira. As condições de trabalho e de saúde e segurança são precaríssimas. Além da falta de EPIs, a SPIN disponibiliza veículos automotores sem condições alguma de uso, obrigando os trabalhadores a utilizá-los, o que potencializa os riscos de acidente de trabalho graves e fatais.

Os trabalhadores em greve mantêm o atendimento de emergência.

O Sindieletro está cobrando a responsabilidade da gestão da Cemig no cumprimento do contrato da empreiteira com a estatal. Também está tomando outras providências para garantir o atendimento à pauta de reivindicações dos trabalhadores.