Gremig: esvaziada pela gestão Zema



Gremig: esvaziada pela gestão Zema

Diversos eletricitários estão entrando em contato com os diretores do Sindieletro, denunciando o fechamento de unidades da Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig) no interior. De acordo com Teodoro Silva, presidente da Gremig, o esvaziamento de recursos vem acontecendo desde 2019. Fundada em 1956, a Gremig foi criada por um grande número de empregados da Cemig que desejavam construir uma sociedade com objetivos recreativos e culturais, proporcionando o lazer com a integração entre os colegas. O sentimento de pertencimento criado pela agremiação fortalece os laços entre os trabalhadores e a cultura organizacional.  

Cientes disso, a Cemig sempre apoiou a Gremig financeira e institucionalmente. No entanto, a partir de 2020, a empresa optou por apoiar a realização de algumas atividades através da Lei de Incentivo Cultural. “Vimos que teríamos dias árduos, e tomamos várias decisões difíceis para mantermos a Gremig funcionando. Tivemos que acabar com a sede da Gremig e levar todas as atividades para o Clube, com a realização de várias demissões”, explica Teodoro Silva.  

E a situação piorou de vez quando a pandemia do coronavírus eclodiu: “Durante a pandemia, o clube ficou fechado vários meses e muitos associados se desligaram. Houve um grande impacto na geração de receita, e não tivemos outra alternativa a não ser demitir os novos empregados e a devolução de áreas em comodato que tínhamos com a Cemig no interior”.  

História, lazer e turismo estão em risco 

Uma das áreas devolvidas foi o Clube de Marmelos, em Juiz de Fora.  Após conversa com o representante da Gremig na cidade, Deoclécio Porfírio Ferreira Filho, o coordenador da Regional Mantiqueira do Sindieletro, Edvaldo Pereira, nos trouxe algumas informações. No dia 17 de janeiro deste ano, os funcionários receberam um comunicado sobre o fechamento da unidade. “Apenas avisaram que os trabalhadores estavam de aviso prévio e o clube seria fechado em 90 dias. Os quatro funcionários seriam demitidos, sem nenhuma proposta sobre o fortalecimento do quadro de sócios”, conta Edvaldo.

Os impactos por lá foram grandes. Edvaldo lembra que a estrutura do clube é robusta, e não apenas os associados e os funcionários perdem, mas também os turistas. O Clube Marmelos é um verdadeiro complexo esportivo, com dois campos de futebol society, duas piscinas, quadra poliesportiva, área de camping, cantina, churrasqueiras, salão para eventos e uma ampla área verde. 

 “Outro ponto negativo será o fechamento do estacionamento do museu Marmelos Zero. A primeira usina hidrelétrica da América do Sul, a Usina de Marmelos, tem uma passarela que interliga o museu ao clube, onde fica o estacionamento e a entrada oficial. Sem o clube, o estacionamento também será desativado”, explica Edvaldo.  

 “O descaso da Cemig com relação a este importante polo de turismo e lazer precisa ser revertido. O clube existe há mais de 50 anos e não pode ser fechado de forma intempestiva e arbitrária”, afirma Edvaldo, informando que o Museu Marmelos Zero envolve um investimento da Universidade Federal de Juiz de Fora e da Prefeitura de Juiz de Fora para impulsionar o turismo na região. As unidades da Gremig em Itutinga e Carmo do Cajuru também foram fechadas. Ao todo, sem o incentivo da Cemig, as unidades vinham acumulando prejuízo de R$600.000,00 ao ano. 

Gremig x privatização 

Para o Sindieletro, não é exagero dizer que o esvaziamento de mais um dos benefícios construídos pelos trabalhadores vem da política privatista do governo Romeu Zema. Ações contundentes como essas estão sendo tomadas para desmoralizar os empregados e gerentes da empresa, diz Edvaldo: “O fechamento das sedes campestres mostram uma verdadeira miopia do governador quanto à qualidade de vida dos mineiros em relação a uma empresa sólida, que sempre foi mola propulsora de desenvolvimento em Minas Gerais”.  

A Associação Recreativa e Cultural dos Empregados da Cemig (Gremig) foi fundada em 30 de maio de 1956, sob o nome de Grêmio Recreativo e Cultural dos Empregados da Cemig.  Sempre foram realizadas diversas atividades direcionadas à integração social e ao bem-estar do quadro de trabalhadores da Cemig, como o Teatro Infantil, Grembar, forró em diversas regionais, Festa da Família, Festa das Crianças, eventos natalinos, Coral, campeonatos e eventos esportivos, tanto no âmbito estadual, quanto regional.  

item-0
item-1
item-2
item-3