Governo Lula vai retirar a CeasaMinas do programa de privatizações

As Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas) informaram na segunda-feira, 15 de maio, que o governo federal iniciou o processo de retirar a estatal mineira do Programa Nacional de Desestatização (PND) e interromper o processo de privatização, iniciado em 2020, na gestão anterior.

No comunicado, a estatal revela que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já havia encerrado a Sala de Informações do processo de desestatização em 18 de abril. “A partir disso, já foram iniciadas as tratativas junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o cancelamento do processo”, completa.

A CeasaMinas também lembrou que a solicitação de retirada da estatal do PND já era um compromisso do próprio ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira. A promessa veio durante uma visita do representante do governo federal às instalações em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em março deste ano.

O ministério, por meio de nota, informou que “tem atuado para retirar a Ceasa Minas do Plano Nacional de Desestatização (PND), tendo em vista a importância da empresa para a política nacional de abastecimento, conforme já anunciado pelo ministro Paulo Teixeira”. E acrescentou que estudos técnicos que embasam a justificativa para a retirada estão em fase de finalização.

Em março deste ano, o ministro da pasta, Luiz Paulo Teixeira, após visitar as instalações da Ceasa, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já tinha reforçado a necessidade de retirar a empresa do PND. Para ele, o ingresso do entreposto no programa vem impedindo que investimentos públicos sejam feitos na unidade.

Na ocasião, o ministro afirmou que a unidade demanda investimentos e que a ideia é criar um grupo de trabalho para estudar futuros aportes no complexo. A vinda do ministro foi fruto da articulação da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).

A privatização da CeasaMinas estava marcada para ocorrer em 22 de dezembro de 2022, mesmo dia em que ocorreu o leilão de venda do Metrô de Belo Horizonte. Mas, por intervenção da Equipe de Transição do Governo, o processo foi suspenso antes da posse de Lula.

Fonte: CUT Minas, por Rogério Hilário