Governo Lula avalia aumentar poder sobre Eletrobras privatizada, diz jornal

Por Silvio Suehiro*

O governo do presidente eleito Lula avalia aumentar o poder sobre a Eletrobras (ELET3). Mesmo com a recente privatização, a União ainda possui mais de 40% das ações da empresa. Essa possibilidade integra o relatório final do grupo de Minas e Energia da Transição, que foi obtido pelo jornal O Globo.

Segundo o documento, mesmo continuando sendo a maior acionista da companhia, “inquieta e deve ser foco de atenção a perda por parte da União da possibilidade de influenciar os rumos da Eletrobras”.

O documento ainda diz que, apesar da atual “participação acionária na Eletrobras, pelo estatuto”, a União “perderá o poder de influenciar os rumos da empresa de forma proporcional às ações que detém, o que pode implicar em prejuízo para a União”.

Diante disso, o relatório do grupo de Minas e Energia da Transição recomenda a análise da “viabilidade econômica, jurídica e política da adoção de medidas que permitam que a União tenha direito a voto proporcional ao número de ações ordinárias”.

O grupo ainda deseja solicitar à administração da empresa a postergação da realização de assembleias e outras ações estruturantes, de modo “que o novo governo tenha condição de avaliar se os interesses da União estão sendo preservados”.

O relatório também destaca a necessidade de “avaliar as consequências do poder de mercado em mão de um único agente econômico privado”. Isso ao considerar que a Eletrobras aparece como a principal companhia do setor no Brasil.

Em junho deste ano foi concluída, de modo oficial, a privatização da Eletrobras. Essa nova fase da empresa foi marcada pela estreia da empresa na bolsa de valores brasileira.

Fonte: Portal Suno.

* Silvio Suehiro é redator freelancer, com experiência na produção de notícias e artigos para as áreas de economia, finanças e investimentos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), e pós-graduado em Produção Audiovisual Multiplataforma pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM).