Golpe do empréstimo consignado: bancos depositam sem a solicitação do aposentado



Golpe do empréstimo consignado: bancos depositam sem a solicitação do aposentado

Os Bancos e as instituições financeiras estão depositando valores não solicitados na conta dos aposentados e pensionistas do INSS; depois, passam a fazer descontos mensais indevidos, diretamente do benefício previdenciário.

Esse tipo de “empréstimo” é difícil de perceber, pois a grande maioria dos beneficiários do INSS não possui conhecimento do valor que está retirando no caixa, são pessoas humildes ou sem  o conhecimento necessário para identificar a fraude.  Alguns confundem com adiantamento de décimo terceiro salário, outros acreditam ser valor atrasado que estão aguardando. Também é difícil a percepção porque as parcelas descontadas da aposentadoria geralmente são em valores muito pequenos. Isso contribui para que caiam nas armadilhas e sejam vítimas da má-fé das instituições financeiras.

Em alguns casos reclamados judicialmente, a instituição chegou a apresentar contrato de financiamento com assinaturas falsas no suposto contrato.

Em outros casos, o aposentado/pensionista, sequer recebeu os valores que estão sendo descontados.

Milhares de aposentados estão pagando por empréstimos não solicitados e podem ajuizar ação judicial em razão disso, para reaver os valores descontados indevidamente da aposentadoria e receber indenização por danos morais.

Alguns indagam: mas o aposentado não se beneficiou, não retirou o valor da conta? Sim. No entanto, a gravidade está no fato do consumidor não ter solicitado empréstimo, não ter a opção de discutir a forma do empréstimo, opção pela instituição de sua preferência, juros, taxas e demais despesas.

Para saber se caiu no golpe do empréstimo consignado, é necessário acompanhar os extratos de pagamento do INSS e valores descontados do benefício previdenciário. Para isso basta acessar o site: meu.inss.gov.br. Também, no momento de receber o benefício previdenciário na instituição financeira, solicitar extrato mensal para ter certeza de que não recebeu nenhum crédito lançado indevidamente.

Caso tenha visualizado qualquer ilegalidade no extrato ou tenha dúvida se caiu no golpe de empréstimo consignado, consulte um advogado.

 Fonte: Blog da Cinthia Magrini, advogada especialista em Previdência Social

item-0
item-1
item-2
item-3