Gestão propõe solução para a saúde e segurança que culpa os eletricitários

Em reunião sobre saúde e segurança, gestão da Cemig propõe soluções verticalizadas que culpam trabalhadores

No mesmo dia marcado para a entrega da pauta, também estava agendada reunião sobre saúde e segurança entre o Sindieletro e as diretorias de Distribuição, Geração e Gestão de Pessoas. A gestão da Cemig convocou o Sindicato para apresentar seu projeto junto à nova empresa contratada (sem nenhum diálogo conosco) para o caso.

A gestão Zema na Cemig contratou a DSS+ – subsidiária da DUPONT, empresa norte-americana especializada em segurança. O objetivo seria realizar um diagnóstico sobre a segurança na empresa. A DSS+ trouxe propostas de mudanças na cultura de segurança da empresa.

Basicamente, na visão do Sindieletro, a proposta é responsabilizar os trabalhadores pela segurança de si mesmos e dos colegas – para assegurar essa dinâmica, haverá medidas punitivas para os trabalhadores. Em síntese: Serão medidas de recompensa e punição.

O tratamento à questão de saúde e segurança já é verticalizado e será aprofundado desta maneira. Até mesmo a regra de ouro, termo usado em empresas privadas que significa sanções mais severas como afastamento do trabalho e demissão, foi citada. É uma sinalização do que está por vir na nossa luta pela saúde e segurança durante a campanha do ACT e depois dela.