Gestão da Cemig chama reunião às pressas, não propõe nada e não oferece tempo hábil

Numa estratégia de tentativa de desmobilização da atividade sindical, a gestão da Cemig convocou uma reunião às pressas com as entidades representativas dos trabalhadores na manhã desta terça-feira (16). Recebemos o ofício às 9h para nos reunirmos às 11h30. Na conversa, não houve grande mudança da postura ditatorial e intransigente que a gestão zemista assume desde o início.

Ignorando 99% de reprovação da contraproposta entregue à categoria, a gestão não propõe mudanças, apenas recua em um dos pontos: a cláusula que modificava a verba para PCCR deixa de valer, e os 1,2% seguem como base. Os itens da “pauta da empresa” foram citados. Os da pauta da categoria, não. A gestão segue se defendendo e propagandeando sua proposta como uma das melhores do mercado – uma proposta que tenta destruir os direitos dos aposentados, despreza questões de saúde e segurança e nega veementemente os itens econômicos. Imagine se fosse a pior, hein?

Para piorar a situação, a gestão não aceita prorrogar a data-base. Recebemos ofício onde a gestão intitula sua carta-proposta como “final e definitiva”, fincando o prazo de expiração da data-base para esta sexta-feira (19). Destacamos que não há tempo hábil para realizar assembleias em três dias. Nossas assembleias serão do dia 18 de novembro ao dia 24. Aguarde a convocação e participe na sua regional! Cemig: esse “trem” é nosso!