Gerentes da Cemig realizam forte movimento na tentativa de convencer os trabalhadores que o pior é o melhor no plano de saúde

Após a derrota nos tribunais em seus propósitos perversos de precarizar de forma compulsória os planos de saúde de ativos e aposentados, a gestão da Cemig agora investe em estratégias de persuasão e falsas promessas para iludir a categoria. Pois a única opção que resta aos gestores neste momento é convencer os beneficiários da Cemig Saúde, principalmente os ativos, que vale a pena abandonar o que é certo e bom para se aventurar naquilo que já se apresenta ruim, e poderá ser pior no futuro. É como abandonar a terra firme para se aventurar mar a dentro em cima de uma prancha.

A gestão da Cemig promete um plano sem custos de mensalidade para os ativos, mas não diz que, quando se aposentarem, eles não poderão arcar com os altos custos impostos para continuarem com assistência à saúde digna e de qualidade. Isso porque os trabalhadores que se aposentarem sequer terão como exigir a manutenção do plano atual, e muito menos com parte custeada pela patrocinadora. E, assim, eles terão que assumir um custo tão alto, seja da Cemig Saúde, ou seja de um plano de mercado, que talvez não suportem pagar.

Também não é falado para os ativos que os valores absorvidos de mensalidade pela Cemig, em termos de custos para o beneficiário, podem ser irrisórios perante os reflexos negativos das novas modalidades de coparticipação nos procedimentos, o fim do reembolso de medicamentos, do FCAS, do acesso a diversos procedimentos para além do rol da ANS constantes no regulamento do plano, bem como outras diversas particularidades benéficas que o plano atual oferece.

A categoria precisa se lembrar quem são os gestores atuais da Cemig: são os que não se importam com o adoecimento dos trabalhadores, os que impõem um clima de terror e precarização de salários na empresa, que demitem por justa causa de forma covarde, de jornadas exaustivas e ataques a direitos da categoria, como a PLR e o plano de saúde.

Que resposta a nossa categoria vai dar para essa gestão? Vai cair nas argumentações enganosas dos gerentes que estão tentando envolver os trabalhadores numa ruína previsível?

Categoria, lembre-se de tudo o que estão retirando de todos nós. Essa gestão só quer retirar dos trabalhadores para entregar aos acionistas que os patrocinam. Quem precisa de um plano de saúde de qualidade são os trabalhadores adoecidos que levam a Cemig nas costas.