Gato fora de controle vira caso de polícia

Eletricistas terceirizados são presos por prática de “gato” na rede elétrica e com materiais da Cemig. O fato expõe falta de controle das empreiteiras.

A notícia foi manchete em vários jornais e na TV e expôs a falta de controle da Cemig com as empresas terceirizadas contratadas para as atividades fim da estatal. Dois eletricistas da Construtora Remo foram presos, na noite da última terça-feira (21) quando faziam uma ligação clandestina (“gato”) em uma peixaria na rua Bonfim, no bairro Lagoinha, região Noroeste de Belo Horizonte.

Os dois eletricistas receberiam R$ 200 para fazer a ligação. Além dos eletricistas, foram presos o dono do estabelecimento e um homem, que há mais de um ano agia como intermediador nas fraudes. A polícia apreendeu, ainda, vários lacres, medidores de energia e disjuntores.

Há anos o Sindieletro vem denunciando os efeitos danosos da terceirização das atividades fim. Isso acontece porque a atual gestão da empresa só prioriza cortes de custos operacionais para encher os bolsos dos acionistas.

O fato demonstra, ainda, que a empresa também não tem o controle sobre o repasse de materiais para as empreiteiras. Os equipamentos apreendidos pela polícia, lacres, medidores de energia e disjuntores, possivelmente poderiam ser utilizados em outras fraudes.