A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) completa, em 2016, 30 anos, em um forte processo de expansão da malha de distribuição de gás natural, sob o comando do diretor-presidente da empresa, Eduardo Lima Andrade Ferreira. “Uma das grandes ações da nossa gestão foi exatamente massificar esse processo de expansão da malha, principalmente em Belo Horizonte e região metropolitana, e estamos expandindo a nossa malha em Poços de Caldas, no Sul de Minas, onde já temos atendimento significativo de consumidores residenciais e comerciais”, atesta Andrade. Em um ano de gestão, o executivo elevou o número de clientes de 1.891 para aproximadamente 4.330 em 2015, aumento de 227%.
E o projeto de Andrade é audacioso – chegar a 80 mil clientes até 2018. Para isso, a Gasmig já analisa a viabilidade técnica e econômica de outros municípios mineiros, como Betim, Contagem, Ipatinga, Sete Lagoas e Juiz de Fora. “Acreditamos que já em 2016 vamos iniciar o processo de expansão nesses municípios”.
Assim, Andrade planeja acrescentar mais 15 mil consumidores à carteira da Gasmig em 2016, outros 25 mil clientes em 2017 e mais 40 mil pagantes em 2018. “Para isso, refizemos toda a nossa estratégia de ataque ao mercado, desde as políticas comerciais – que estão mais agressivas, mais focadas no atendimento às necessidades dos consumidores e à realidade do mercado mineiro – e também aumentamos nossas equipes de ligação desses clientes”, explica.
Malha
Com uma malha de distribuição de gás natural de cerca de 1.000 km, Andrade vai liderar nos próximos anos a expansão com dois grandes projetos no Estado. Um deles, que se inicia neste ano, será de 90 km de tubulação de polietileno de alta densidade (Pead) distribuídos em Belo Horizonte, no bairro Vila da Serra, em Nova Lima; além de outro trecho de 73 km no Estado. “Em BH, já temos 20 km de (tubulação) de aço- carbono e 90 km de Pead. E, com esse contrato de expansão, teremos mais 90 km até outubro de 2017”, calcula.
Com um volume total de R$ 68 milhões para investir em Minas Gerais neste ano, a Gasmig vai direcionar R$ 39 milhões para BH e região, e outros R$ 4 milhões estão separados para atender a malha local de Poços de Caldas. Além da malha de distribuição de gás, o aporte total atenderá as instalações próprias da Gasmig, aquisição de equipamentos e avanço em tecnologia na malha para resguardar eficiência e segurança.
Consumidores
Dos 4.330 clientes, 230 pertencem ao setor industrial, 70 são postos que fornecem o Gás Natural Veicular (GNV) credenciados, e 4.000 são consumidores residenciais e pequenos comércios.
Gás natural tem preço mais baixo que o da luz
Além do sistema operacional seguro e sem vazamentos, o gás natural tem competitividade no preço. Somente na troca do chuveiro elétrico pelo aquecimento a gás, o consumidor já tem uma redução de 40% a 50% na conta de energia elétrica. O gás natural está imbatível em relação à energia elétrica”, afirma o diretor-presidente da Gasmig, Eduardo Andrade.
Mas o executivo diz que a distribuição de gás natural entre os pequenos consumidores ainda é uma prática relativamente nova. Por isso, a Gasmig está investindo muito em publicidade e marketing institucional para mostrar a importância do gás natural e suas vantagens no bolso do consumidor. “A nossa operação é muito mais segura que a do GLP, que não tem um órgão regulamentador que fiscaliza as suas operações”, diz.
Para ampliar a carteira de clientes, Andrade também está fazendo uma série de parcerias com construtoras para dotar os condomínios de instalações voltadas ao gás natural, desde o conjunto de medição até as redes internas adaptadas.
Atitudes
Para reduzir as despesas, o diretor-presidente da Gasmig, Eduardo Andrade, tem feito a revisão de custos e contratos, além da devolução de terrenos e da renegociação do aluguel que a empresa ocupa em Belo Horizonte.
A Gasmig também reduziu o número de empregados terceirizados com um trabalho intenso para compatibilizar resultados.
Fonte: O Tempo