Funed tem capacidade de produzir vacina contra a covid, mas nada é feito porque falta vontade de Zema

Assim como em todo o país, Minas Gerais começou no início de janeiro a vacinação contra a covid-19. Até agora foram contempladas pessoas de grupos prioritários, que são, a princípio, trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência e indígenas aldeados.

Cada pessoa deve receber duas doses para a imunização. Isso quer dizer que serão, neste primeiro momento, 275.088 pessoas vacinadas. Considerando a população mineira, que chega a quase 21,3 milhões de pessoas, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente 1,3% será vacinado nesta primeira etapa.

Fundação realiza os testes do coronavírus e autoriza os laboratórios para realizar os exames

Em meio à corrida pela produção e distribuição da vacina em todo mundo, uma questão vem à tona: por que a Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada ao SUS e pertencente ao Estado de Minas Gerais, não produz a vacina? Para a médica Ana Maria Teixeira, que trabalha no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), ligado à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Funed tem capacidade científica e profissional para isso, mas faltam direcionamento e incentivo do governo estadual.

“Não tem interesse político, ou é por desconhecimento do governo da importância da Funed neste cenário de pandemia. A Funed sempre foi importante, mas nos últimos anos ela está sendo sucateada. Mesmo assim, a Funed tem um parque tecnológico e um grupo de pessoas altamente capazes de assumir esse compromisso de desenvolver uma vacina junto com o Butantan e com a Fiocruz”, aponta.

Na mesma linha de pensamento, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva, analisa que o governo estadual, no início da pandemia, seguiu a lógica de Jair Bolsonaro, negando a ciência, não adotando medidas mais rigorosas de prevenção ao coronavírus e atacando as instituições públicas.  “Zema poderia ter valorizado a Funed. Temos expertise, temos excelentes profissionais no SUS [Sistema único de Saúde], inclusive o Butantan pertence ao SUS. Se Minas Gerais tivesse um governador que investisse e incentivasse a produção da vacina, aqui poderia ter produção para a população”, lamenta.

Estrutura

A Funed conta com mais de mil trabalhadores, considerando servidores e terceirizados. Na área fabril, concentram em torno de 300 funcionários com alta capacitação técnica e científica. As fábricas são equipadas e possuem equipamentos e instalações modernas. Atualmente, ela é a única responsável por fornecer a vacina contra a meningite C para o Ministério da Saúde, produzida a partir de transferência de tecnologia com uma empresa privada internacional.

Ou seja, contando a infraestrutura e a capacitação de profissional, seria possível, segundo um trabalhador da Funed que preferiu não se identificar, a participação da Fundação na produção da vacina. “A Funed conseguiria fazer todas as etapas do processo produtivo? Não, mas faria a maior parte das etapas em parceria com outros laboratórios”, aponta. No entanto, segundo ele, seria necessário mais investimento do Estado, já que no ano passado a Funed obteve um superávit de R$ 700 milhões, arrecadados com a venda de medicamentos e vacinas, que foram depositados no caixa único de Minas Gerais.

Mobilização

Para pressionar o governo estadual, o coletivo Lindalva das Graças – formado por militantes do Partido dos Trabalhadores e ativistas sociais de Minas Gerais – lançou, na quinta (21), um abaixo-assinado em defesa do protagonismo da Funed na produção de vacinas contra a covid-19. O texto, direcionado ao governo de Minas Gerais, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais critica o Executivo por seguir a “trilha caótica que se vê no nível federal de governo, na expectativa de algum milagre que supra a demanda de cobertura vacinal de, pelo menos, 70% de nossa população em 2021”.

Reposta

Embora o governador Romeu Zema tenha afirmado, em entrevista nesta semana que há uma intenção de que a Funed fabrique vacina contra a covid-19 no futuro, a Fundação respondeu ao Brasil de Fato MG que, desde julho de 2020, está em contato com empresas para tratativas relacionadas a parcerias para o desenvolvimento de vacina. Foram assinados memorandos, mas que não têm valor de contrato.

Além disso, a Funed afirma que a “produção de vacinas é um trabalho complexo” e que a implantação de uma linha de produção de vacina contra a covid-19 depende de “conhecimento robusto do processo produtivo do imunizante a ser produzido”. E que, somente depois da escolha do imunizante é que “será possível avaliar se a Fundação dispõe ou não da infraestrutura física e humana para atender à demanda”.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais foi questionada sobre o assunto, mas não respondeu até o fechamento da matéria.

O que é a Funed

Fundada em 1907, a Funed faz parte do SUS e é referência nacional e internacional na produção de vacinas e soros, e no desenvolvimento de pesquisa científica. Com parques tecnológicos bem equipados, produz com exclusividade na América Latina a talidomida, medicamento usado no tratamento da hanseníase; é o único laboratório em Minas Gerais que produz soros antipeçonhentos, antitóxicos e antivirais, além de ser o único laboratório público fornecedor da vacina contra meningite C para o Ministério da Saúde.

Com 42 centros de análise que compõem o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (Lacen-MG), a Funed é a responsável pela realização dos testes do coronavírus e pela autorização dos laboratórios para realizar os exames no estado. Desde o inicio da pandemia, pesquisadores da Funed já realizam diversas pesquisas sobre o coronavírus.

Fonte: Brasil de Fato