Funcionários da Usina Sá Carvalho estão em estado de greve



Funcionários da Usina Sá Carvalho estão em estado de greve

Sindicato da categoria afirma que a Cemig não cumpriu acordo salarial

Em assembleia realizada no dia 30 de março, os trabalhadores da Usina Sá Carvalho, em Antônio Dias, deliberaram por entrar em estado de greve a partir da próxima quinta-feira (20). De acordo com o Sindicato Intermunicial dos Trabalhadores da Indústria Energética de Minas Gerais (Sindieletro-MG), se as negociações não avançarem, os trabalhadores prometem fazer a primeira greve desde que a Cemig assumiu a operação da usina.

Ainda segundo o Sindieletro-MG, com data base em primeiro de março, os eletricitários da Usina de Sá Carvalho rejeitaram a proposta apresentada pela Cemig para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), mas aceitaram a proposta de duas remunerações apresentada pela Cemig para o pagamento da Participação dos Lucros e Resultados.

Porém, conforme o sindicato, a empresa não cumpriu o acordo e na última reunião de negociação fez outra proposta em relação a PLR que, além de reduzir o montante para apenas 1,5 remuneração, a empresa alega não poder fazer o pagamento na forma de PLR e sim como um abono. A indecência da proposta apresentada pela Cemig não é só sobre a PLR.

A perda salarial dos eletricitários da Sá Carvalho com a inflação acumulada no ano passado é de 9,5%, mas a empresa ofereceu reposição de apenas 4,5%. A empresa De acordo com o sindicato, a Cemig alega dificuldades financeiras.

O Sindieletro ainda declara que toda a energia produzida pela Sá Carvalho é vendida exclusivamente para a Aperam South América, empresa instalada na Região do Vale do Aço. “O Sindieletro repudia a proposta indecente da Cemig e convoca os eletricitários da Sá Carvalho para se manterem mobilizados, se a proposta não melhorar vamos cruzar os braços, vamos mostrar para a direção da Cemig que não aceitamos nenhum direito a menos”, afirma o sindicato.

Fonte: www.plox.com.br

item-0
item-1
item-2
item-3