Começou na terça-feira (21) e vai até o dia 26 de janeiro o Fórum Social Temático 2014, em Porto Alegre e Canoas (RS). O tema deste ano é Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. O Fórum Social se propõe a ser um espaço de debates, articulação, proposição e luta, denunciando todo tipo de exploração e discriminação na defesa de outro mundo possível.
Por ser um evento autogestionário, cada organização e movimento social é responsável por suas atividades e posicionamentos. Em cada edição é constituído um Comitê de Organização que se responsabiliza pelo apoio logístico, a captação de recursos e a disponibilização da infraestrutura básica para a realização do evento.
O FSTemático 2014 é organizado por um grupo de centrais sindicais, movimentos e organizações sociais brasileiras e internacionais em articulação com o Conselho Internacional do FSM.
O tema Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental é mais uma oportunidade para o aprofundamento da reflexão, do debate democrático de ideias, da formulação de propostas, da troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. O Rio Grande do Sul através de seus movimentos sociais tem sido palco destes debates e mobilizações.