Fortalecimento sindical: mais que uma escolha, uma necessidade



Fortalecimento sindical: mais que uma escolha, uma necessidade

A representação sindical existe para defender os interesses da classe trabalhadora. Sua importância é tamanha em nossa organização social que a Constituição Federal, já no seu art. 8°, § III, assegura aos entes sindicais a ampla e incondicionada liberdade para atuar, em juízo ou administrativamente, na defesa dos direitos e interesses individuais e coletivos dos integrantes da categoria que representam. Dessa forma, os sindicatos cumprem sua função constitucional, buscando sempre por melhores condições de trabalho, salário, saúde e segurança para a classe trabalhadora.

A representação sindical é fundamental em qualquer contexto. Entretanto, ganha ainda mais importância num cenário em que o governo é pautado por uma agenda neoliberal. A reforma trabalhista de 2017 promoveu um forte golpe nas entidades sindicais. Com o fim do imposto sindical obrigatório, vários sindicatos fecharam as portas, deixando milhões de trabalhadores sem representação. A ausência do “escudo da classe trabalhadora” era tudo o que os empresários precisavam para precarizar ainda mais as relações de trabalho e aumentar a exploração da mão de obra.

Em Minas Gerais, atualmente temos um dos maiores, se não o maior expoente do neoliberalismo do país; o governador Romeu Zema não mede esforços para destruir toda e qualquer conquista da classe trabalhadora do estado, seja nas áreas da saúde, educação e segurança pública, ou nas empresas estatais. Não importa, a ordem é “sangrar” o trabalhador custe o que custar!

Hoje, na Cemig, sentimos uma das faces mais perversas desse sistema. A maior empresa do Estado vem sendo ardilosamente sabotada e sucateada, e seus trabalhadores vêm sofrendo ataques jamais vistos ao seus direitos.

O Sindieletro, amparado pelos trabalhadores e trabalhadoras dessa empresa, representa uma das últimas trincheiras de defesa da mais importante companhia de Minas Gerais. Essa resistência só é possível com a contribuição voluntária de cada um e cada uma que acredita na luta coletiva. Manter a estrutura física do Sindieletro para atender os trabalhadores, fazer a luta nas ruas e no âmbito judicial, junto aos movimentos sociais e aos parlamentares, é oneroso. Portanto, precisamos da sua participação. Assim como contamos com vocês, vocês podem contar conosco: temos lado e é o dos trabalhadores! Aqui não falta disposição para lutar.

Defender as conquistas de nossa categoria é defender a Cemig como empresa pública, geradora de empregos e serviços de qualidade para toda a sociedade mineira. Portanto, companheiros e companheiras, lhes digo com muita convicção: não há saída caminhando sozinho.

Filie-se agora: bit.ly/filie-se-sindieletromg

 

 

item-0
item-1
item-2
item-3