Formação: Oficina de Comitê Popular de Luta (CPL)

A Secretaria Estadual de Formação da CUT-MG convida a todos, todas e todes militantes a construir com a gente as Oficinas de Comitê Popular de Luta. Esse importante espaço de formação contará com dois encontros durante os quais vamos dialogar sobre a importância da construção dos Comitês Populares de Luta para a ampliação da presença da CUT nos territórios e do trabalho de base. O primeiro encontro vai acontecer no dia 25 de maio de 2024, das 08h às 13h, na sede da CUT-MG, situada à Rua Pedro de Carvalho Mendes, 70, bairro Colégio Batista, Belo Horizonte - MG. O segundo encontro será no dia 22 de junho de 2024.

A construção dos Comitês Populares de Luta busca fortalecer os diálogos com as trabalhadoras e os trabalhadores nos locais onde serão articulados os comitês, auxiliando no projeto de reconstrução da democracia no Brasil, na ampliação dos direitos da classe trabalhadora e na construção de um projeto democrático e emancipador de soberania popular, onde o povo tenha voz e vez.

O ano de 2024 nos apresenta uma importante tarefa: reconstrução dos direitos da classe trabalhadora e da democracia brasileira. As eleições municipais configuram uma importante trincheira na batalha de narrativas e projetos para os municípios e para o Brasil. A disputa com a extrema direita é uma ação importantíssima nessa luta, não apenas para as eleições municipais, mas no projeto de reconstrução do Brasil. Portanto, o apoio às candidaturas CUTistas e progressistas é fundamental para garantirmos a presença das trabalhadoras e dos trabalhadores no Executivo (prefeituras) e no Legislativo (câmaras) municipal.

A defesas das estatais mineiras e dos serviços públicos é mais uma ação importante dos Comitês Populares de Luta. Para isso, é fundamental aprofundar o diálogo com a população sobre a importância das estatais para Minas Gerais e dos serviços públicos de boa qualidade para toda a população. É necessário reforçar a consciência de que os servidores e servidoras públicos e de empresas públicas de capital misto estão a serviço do povo mineiro, sendo a representação direta do Estado na vida da população. Portanto, a precarização dos serviços públicos e a venda das empresas públicas só vai piorar a vida de toda a população.

Os comitês também têm o importante papel de ser espaço de acolhimento não apenas da população, mas de todo, toda e tode militante que se engajar na construção dos Comitês Populares de Luta, reforçando-os como espaços plurais de acolhimento e luta da classe trabalhadora. Para isso, é fundamental que os Comitês sejam ambientes que combatam todas as formas de preconceitos, discriminação e exclusão.

Vem com a gente participar das oficinas de construção dos Comitês Populares de Luta e ser agente dessa importante ferramenta de mobilização, formação e organização da classe trabalhadora mineira. Se inscreva no QR Code ou no link  seguir: https://abrir.link/OficinasCPL