Lançada por Betinho, esse que foi um dos maiores movimentos sociais de combate à fome da história do país volta ao protagonismo diante do agravamento da miséria
A Ação da Cidadania é um dos maiores movimentos sociais de combate à fome da história do país. Criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, no auge do movimento pela ética na política, transformou-se em um dos mais reconhecidos movimentos sociais. Agora, quando o Brasil é lançado de volta ao Mapa da Fome, a ONG marcou seus 25 anos com o lançamento, no Rio de Janeiro, de um livro para contar essa trajetória.
"Sem as bases lançadas por Betinho, todo processo político de luta dele para que o Estado fosse quem resolvesse a questão com política publica, a gente não teria o Bolsa Família", afirmou Rodrigo Kiko Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania, em entrevista ao Seu Jornal, da TVT.
A história contada no livro se confunde com a da autora, Nádia Rebouças, que por muito tempo foi responsável pelas campanhas da Ação da Cidadania. “Consegui provar todos os pontos em que o Betinho foi inovador. Muitas pessoas ainda acham que ele estava cuidando de um assistencialismo e não é nada difícil. Ele criou um modelo de interferência social.”
Ana Redig, co-autora da obra, afirma que o fim da fome no Brasil está todo calcado nesse livro. "Infelizmente a gente volta agora (ao Mapa da Fome) e o livro também é importante para marcar esse retorno."
Entre 1993 e 2005 foram arrecadadas mais de 30 mil toneladas de alimentos durante a campanha Natal sem Fome. De 2006 a 2010 foram distribuídos livros e brinquedos. No ano passado, com o agravamento da crise, a campanha foi retomada.
"Muito antes de sair qualquer dado do IBGE, do Ipea, a gente já estava vendo com quem trabalha lá na ponta que a situação estava piorando", conta Daniel Carvalho de Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania. "A gente está otimista em relação à campanha, pessimista em relação ao país. Isso nos estimula a tentar fazer o maior Natal sem Fome de todos os tempos."
A campanha está em 21 estados e todos podem participar. Informe-se pelo www.natalsemfome.com.br.
Rede Brasil Atual