Falta de energia causou prejuízos no Carnaval



Falta de energia causou prejuízos no Carnaval

No feriado de carnaval vários cidades ficaram sem energia.Em São Sebastiãodo Oeste, no Centro-Oeste do estado, praticamente não houve som no carnaval e milhares de frangos morreram por falta de energia nas granjas. Em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a população ficou dois dias sem luz.

O Portal G1 noticiou o prejuízo em São Sebastião onde o produtor Wandeir Aparecido Castro contou que duas mil aves morreram sem o sistema de refrigeração e que o problema é frequente. Desta vez, entretanto, a perda foi grande porque as aves estão maiores e ficam menos resistentes ao calor. O prejuízo, segundo Wandeir, pode chegar a R$ 13 mil.

Já o produtor Pedro Teixeira Neto, que sofreu prejuízo de aproximadamente R$ 9 mil, afirmou que eles não foram os únicos a sofrer com o problema. “Foram uns 20 produtores que perderam frangos. Só eu perdi cerca de 1.700 animais, um colega perdeu aproximadamente uns três mil frangos. É muita coisa”, lamentou o produtor.

No município, onde boa parte da economia é voltada para a avicultura, a situação preocupou os produtores. “Ficamos com a granja funcionando, os ventiladores ligados e pensando como vamos fazer se a energia acabar”, disse Pedro, demonstrando preocupação. Por meio de nota, a Cemig informou que ainda este mês melhorias serão feitas no sistema elétrico da região.

Prejuízo para sitiantes

Na zona rural de Esmeralda, faltou energia de sexta-feira, 28, 17 horas, até domingo, por volta das 14:30. Um sitiante que registrou 10 pedidos de religação no 116 diz que o prejuízo para moradores e visitantes foi grande. “Muitos perderam carne e o aluguel de sítios, como eu. Por isso estou entrando com ação para ressarcimento de prejuízos na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”. Fotos mostram que o problema foi de cabo rompido, provocado pela falta de manutenção de faixa, um problema já denunciado pelo Sindieletro.

item-0
item-1
item-2
item-3